Curso de Medicina na 8ª Mostra de Profissões

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participou no último sábado, 2, da 8ª edição da Mostra de Profissões de Governador Valadares, promovida pelo Colégio Ibituruna. Estudantes e professores da universidade apresentaram ao público, por meio de estandes, palestras e oficinas, um pouco sobre os cursos de graduação oferecidos pelo campus e sobre a rotina profissional nas diversas áreas de formação.

O curso de Medicina do campus realizou atividades no stand da Universidade, com auxílio do Diretório Acadêmico Vinicius Vieira, Atlética Gigantes, Liga Acadêmica de Cardiologia (LaCardio) e Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LATE).

Supervisionados pelo Prof. Heder José e Profa. Ana Paula, realizou-se oficinas de aferição de pressão e ausculta, reanimação cardiorrespiratória e microscopia óptica, além de muita conversa e diálogo com os secundaristas sobre o curso, universidade, oportunidades e desafios da profissão.

O coordenador do curso, prof. Adhemar Figueiredo, participou de todas as atividades e palestrou para os discentes sobre a área da medicina, o curso de medicina do campus e sobre as várias possibilidades da formação médica. A palestra da coordenação do curso de Medicina da UFJF-GV foi a oficina com maior numero de inscritos e participantes, cerca de 100 estudantes. Ao todo, o evento reuniu aproximadamente 800 estudantes secundaristas da rede pública e privada de Governador Valadares.

Na opinião da professora e gerente de graduação da UFJF-GV, Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro, a edição atual contou com um público ainda maior formado por estudantes não só do Ibituruna, mas também de outros colégios da região. “A cada ano a Mostra tem ficado maior, com estudantes de vários colégios. As oficinas dos cursos da UFJF-GV ficaram mais cheias, nunca tivemos tantas inscrições. Foi extremamente proveitoso e esperamos continuar essa parceria, até para ajudarmos aqueles estudantes que ainda não sabem qual profissão seguir”.

Professora do Colégio Ibituruna e uma das organizadoras do evento, Jaqueline Dayrell Alvarenga Dias celebrou a ampla presença de representantes de colégios e universidades de Governador Valadares em um único espaço. “Esse evento certamente propicia aos alunos conhecer expectativas de mercado, áreas de atuação e com base nisso fazer a escolha que considerar ideal sobre qual profissão seguir”.