Fechar menu lateral

Análises Físico-Químicas

No LAAA-UFJF são realizadas as análises físico-químicas em águas, que envolvem uma série de técnicas e procedimentos para avaliar diferentes propriedades e composições da água. Aqui está uma visão geral simplificada do processo:

1. Coleta de amostras: Amostras de água são coletadas em locais representativos, seguindo procedimentos específicos para evitar contaminação ou alteração da amostra.

2. Preparação da amostra: Em alguns casos, a amostra precisa ser preparada antes da análise. Isso pode envolver filtragem para remover partículas sólidas, ajuste de pH ou diluição para concentrações adequadas.

3. Análise de parâmetros físicos: Isso inclui a medição de características como temperatura, condutividade elétrica e turbidez da água. Essas medições geralmente são feitas usando equipamentos especializados, como termômetros, condutivímetros e turbidímetros.

4. Análise de parâmetros químicos: Diversos parâmetros químicos são analisados, incluindo pH, oxigênio dissolvido, sólidos totais dissolvidos, nutrientes (como nitrogênio e fósforo), metais pesados e compostos orgânicos. Cada parâmetro pode exigir métodos específicos de análise, como espectrofotometria, cromatografia ou titulação.

5. Interpretação dos resultados: Os resultados das análises são comparados com padrões de qualidade de água estabelecidos por órgãos reguladores, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) ou agências ambientais locais. Com base nessa comparação, é feita uma avaliação sobre a qualidade da água e se ela atende aos padrões estabelecidos para uso humano, ambiental ou industrial.

6. Relatório: Os resultados das análises são compilados em um relatório formal, que pode incluir gráficos, tabelas e interpretações dos dados. Esse relatório é frequentemente usado por autoridades reguladoras, empresas de tratamento de água e outros interessados na qualidade da água para tomar decisões e implementar medidas corretivas, se necessário.