Fechar menu lateral

Inscrições abertas para intercâmbio 2024/2025 na Western University (Canadá – ELAP)

A DRI informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP), para o qual serão selecionados até 03 estudantes da pós-graduação (mestrado ou doutorado) no âmbito da UFJF.

O ELAP é um programa do governo canadense que concede bolsas para mobilidade acadêmica no país a estudantes da América Latina.

 

Elegibilidade
01. Os candidatos devem ser cidadãos de um dos seguintes países elegíveis:
• Caribe : Anguila, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Saint Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e as Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Ilhas Turcas e Caicos;
• América Central : Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá;
• América do Norte : México; ou
• América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
02. Não ter cidadania no Canadá nem visto permanente
03. Não ter participado de outro programa de bolsas de intercâmbio financiado pelo Governo do Canadá
04. Não estar matriculado em uma instituição canadense
05. Estar matriculado em tempo integral em uma instituição de nível superior em um país elegível.

Observação: é de responsabilidade do candidato buscar as informações sobre o processo seletivo na universidade parceira e com os promotores do ELAP, fornecendo, dentro do período de aplicações, a documentação necessária para que a DRI consulte a instituição sobre a elegibilidade de cada aluno.

 

Inscrição

As inscrições estão abertas até o dia 01/03/2024. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário Google disponível aqui: INSCRIÇÃO

O Documentos a serem anexados no formulário acima podem ser baixados aqui:

Internal application form (Global Affairs Canada Scholarship application instructions 2024-25)
Privacy Notice Statement
Statement of Agreement between Supervisors
Scholarship Candidate Invitation Letter Template *

* Esse documento além de ser anexado ao formulário Google precisa ser enviado diretamente pelo seu supervisor anfitrião  para o escritório da  ao escritório  da Western University

 

Processo de seleção

A Classificação se dará pelo rendimento acadêmico e, se houver empate, terá preferência o candidato com mais idade.

A divulgação do resultado ocorrerá a partir das 18h de 04/03/2023

 

Candidaturas pós-seleção:

Os candidatos selecionados devem enviar para intercambio.dri@ufjf.br até 06/03/2024 os seguintes documentos:
• Proficiência de idioma : anexar comprovante de proficiência mínima nível B2 (no certificado é preciso estar expresso o nível de proficiência, segundo o Quadro Comum Europeu de referências para línguas – CEFR). Declarações não são aceitas;
• Histórico acadêmico traduzido;
• cópia do passaporte com foto e datas de validade;
• Carta de intenções do candidato (no máximo uma página) em que se explique a natureza dos estudos ou pesquisas a serem realizadas; que forneça justificativas para estudar no Canadá e para a escolha da instituição, programa e supervisor e que esclareça como o programa de estudo ou pesquisa proposto se relacionará com sua carreira futura.
• Carta-convite do supervisor canadense (no máximo de uma página): em papel timbrado oficial; datada nos últimos seis meses; assinada pelo orientador canadense; deve descrever a natureza e o escopo da colaboração de pesquisa com a instituição de origem do aluno; confirma sua disposição de apoiar e orientar o candidato durante o período de intercâmbio; explica como a instituição, o orientador e os pares canadenses se beneficiarão do intercâmbio.
• Cópia assinada do Memorando de Entendimento (MOU) ou acordo com a instituição parceira que indique que não serão cobradas mensalidades e destaque esta cláusula específica;   não é aceito acordo vencido – caso o acordo esteja em processo de renovação, as instituições deverão incluir carta nesse sentido. Observação: a UFJF tem acordo com a University of Western Ontario e a DRI/UFJF anexará esse documento quando a documentação for enviada.

Para mais insformações, acesse o site do programa para conhecer todos os detalhes: PROGRAMA ELAP

Em caso de dúvidas, entre em contato com a DRI (intercambio.dri@ufjf.br)