UFJF recebe primeiros intercambistas desde o início da pandemia

Na tarde da última quarta, 24, Geumju Lee (22), Hyeongyu Park (25) e Seongmin Park (24), alunos da Busan University of Foreign Studies (BUFS), da Coreia do Sul, foram recepcionados na Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para receberem informações sobre a cultura brasileira e questões burocráticas referentes  ao intercâmbio na Instituição. No total, serão seis intercambistas neste semestre, todos coreanos, sendo que três ainda devem chegar ao Brasil para o início das aulas no dia 12 de setembro. Os estudantes serão os primeiros intercambistas da UFJF desde o início da pandemia.

A BUFS, considerada um dos maiores centros de ensino de línguas da Coreia do Sul, firmou  acordo de cooperação em 2018 com a UFJF, o que possibilita maior internacionalização e intercâmbio de alunos entre ambas instituições. A recepção dos três estudantes foi feita pelo Gerente de Relações Internacionais, Hugo Rocha, que durante a apresentação discorreu sobre aspectos culturais do Brasil, sobre a infraestrutura da Universidade e particularidades do dia a dia dos universitários da UFJF. Hugo destacou em momento posterior a importância da Universidade mineira voltar a receber intercambistas.

Para Geumju, Hyeongyu e Seongmin, que no Brasil serão conhecidos como Amanda, Eduardo e Breno respectivamente, vir para a UFJF representa uma oportunidade de vivenciar o português, língua que estudam na BUFS, de forma mais intensa e aprenderem mais sobre o Brasil.

“O português é um diferencial para me destacar no mercado de trabalho, já que a grande maioria das pessoas não fala essa língua na Coreia do Sul. Pela parceria entre UFJF E BUFS pude vir para o Brasil melhorar meu português e, assim, ter melhores oportunidades no mercado por dominar mais a língua. Estou com grandes expectativas de aprender com os brasileiros”, disse Eduardo sobre suas expectativas de estudar na UFJF.

Os intercambistas permanecem em Juiz de Fora durante seis meses, podendo, posteriormente, renovar por mais seis meses a  estadia na UFJF

Para mais informações sobre oportunidades de intercâmbio e as universidades parceiras da UFJF, confira o site da DRI.