PROFSOCIO – Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, comumente chamado de Profsocio, foi criado em 2018 com 9 IES associadas, ou seja, um grupo de universidades que se reuniram e ofereceram um curso único, em diferentes pólos, localizados nessas IES associadas. Desde de então, um grupo de professores da UFJF nutriu a esperança de participar dessa rede nacional, considerando que a região de MG estava descoberta na oferta desse mestrado profissional e também por reconhecer essa demanda para os egressos de nossas licenciaturas.

No ano de 2023, a partir do processo seletivo de adesão a novas IES, a UFJF conseguiu ser aprovada e homologar sua participação nesse mestrado profissional em rede nacional e garantir um pólo, no Departamento de Ciências Sociais, no Instituto de Ciências Humanas para o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional. O curso garante o título de mestre em Sociologia pela UFJF.

O grande diferencial desse mestrado é que ele visa atender a um público específico e tem o foco na educação, no caso particular, o ensino das Ciências Sociais. Ele é voltado para licenciado(a) em Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, portador(a) de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC (ou de diploma revalidado por Instituição de Ensino Superior brasileira, quando se tratar de candidato(a) portador(a) de diploma expedido por instituição estrangeira).

O objetivo do ProfSocio é propiciar um espaço de formação continuada para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, ou àqueles que desejam atuar nesta área, inserindo-os em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação. As modalidades de trabalho de conclusão de curso seguem as normas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que regem os mestrados profissionais. Nesse caso, se privilegia produções como Projetos de intervenção didática; bem como materiais didáticos ou instrucionais.

O curso tem duração de 24 meses, com uma carga horária de 450h, com oferta de disciplinas em apenas um dia da semana, concentradas em 3 turnos; sendo 3 obrigatórias e duas eletivas. O Profsocio está com inscrições abertas para a turma de 2024 até dia 17 de novembro de 2023 e oferece 15 vagas para o pólo da UFJF para o próximo calendário acadêmico de 2024.

O ProfSocio terá um exame unificado de seleção anual de discentes, em nível nacional. E o pólo da UFJF oferece vagas anuais. Todo o processo seletivo é realizado no formato virtual e professores da educação básica da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas estão convidados a tentar essas vagas e garantir sua educação continuada.

Acesse aqui o formulário de inscrição, o edital e as redes sociais do Profsocio.

Mais informações sobre o PROFSOCIO em: https://profsocio.ufc.br/pt/ (abre em nova janela)