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Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências (2021-2023)

 

  • Coordenador do curso de ciências sociais (Presidente): Prof. Raphael Bispo (início mandato: jan/2018)
  • Vice-coordenadora do curso de ciências sociais (Vice-Presidente): Profa. Célia Arribas (início mandato: jan/2021)
  • Docente do Departamento de Ciências Sociais (área de antropologia): Profa. Rogéria Dutra (início mandato: jan/2021)
  • Docente do Departamento de Ciências Sociais (área de sociologia): Profa. Rogéria Martins (início mandato: jan/2021)
  • Docente do Departamento de Ciências Sociais (área de ciência política): Profa. Christianne Jalles (início mandato: jan/2018)
  • Docente do Departamento de Educação (área de Ensino de Sociologia): Profa. Rafaela Reis (início mandato: jan/2021)

 

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação é uma instância consultiva, sendo constituído por um grupo de pelo menos 05 docentes do corpo docente do curso. O NDE dos cursos de graduação é regulamentado pela Resolução 01/2010 CONAES/MEC, o Parecer 4/2010 CONAES/MEC, e, na UFJF, pela Resolução 17/2011 do CONGRAD/UFJF. De acordo com esta última resolução, o NDE é a “instância consultiva constituída por grupo de docentes que terão as atribuições de acompanhar, atuar na concepção, na consolidação e na contínua atualização de seus projetos pedagógicos” (Art. 2°). Assim, de modo geral, o NDE tem a função de acompanhamento acadêmico do curso, atuando principalmente na concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do mesmo.

As principais competências do NDE do curso de ciências sociais são:

  • Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
  • Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
  • Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
  • Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação;
  • Realizar monitoramento, avaliação e atualização contínua do PPC do curso, bem como criar dispositivos que visem ao aperfeiçoamento da experiência ensino-aprendizagem dos alunos do curso;