O Bacharelado é uma das habilidades (Bacharelado e Licenciatura) optativas a qual o discente de Ciências Sociais deve escolher no 4º período do segundo ciclo. É dividido classicamente em três áreas: Antropologia, Ciência Política e Sociologia.
O aluno cursa matérias de todas as áreas até o último período do curso, quando pode optar pela área que mais lhe agrada e, a partir dela, desenvolver sua Monografia – a qual é trabalho obrigatório para a conclusão do bacharelado.
Acredita-se que o intercâmbio, constantemente presente, entre as três áreas é totalmente positivo e, por isso, encorajado. Durante a formação o aluno verá autores, pensadores e teorias que atendem a todas as áreas e, em alguns casos, às áreas específicas, bem como aprenderá a distinguir as linhas de pensamento de cada área.
Espera-se de um bacharel uma pessoa apta à pesquisa, introduzida nos debates das ciências sociais tanto quanto nos debates respectivos a sua área; e é essa a formação que nos propomos a dar aos discentes do Curso de Ciências Sociais.