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Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências (2025-2027)

  •  Coordenadora do curso de Ciências Sociais (Presidenta): Prof.ª Célia da
    Graça Arribas (início mandato: março/2025)
  • Vice-coordenador do curso de Ciências Sociais (Vice-Presidente): Prof.
    Leonardo Andrada (início mandato: março/2025)
  • Docente do Departamento de Ciências Sociais (área de antropologia):
    Prof.ª Rogéria Dutra (início mandato: jan/2021)
  • Docente do Departamento de Ciências Sociais (área de sociologia):
    Prof. Luiz Flávio Neubert (início mandato: março/2025)
  • Docente do Departamento de Educação (área de Ensino de Sociologia):
    Prof.ª Rafaela Reis (início mandato: jan/2021)

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação é uma
instância consultiva, sendo constituído por um grupo de pelo menos 05
docentes do corpo docente atuante no curso.

O NDE dos cursos de graduação é regulamentado pela Resolução 01/2010 do
CONAES/MEC, o Parecer 4/2010 do CONAES/MEC, e, na UFJF, pela
Resolução 17/2011 do CONGRAD/UFJF. De acordo com esta última resolução,
o NDE é a “instância consultiva constituída por grupo de docentes que terão as
atribuições de acompanhar, atuar na concepção, na consolidação e na
contínua atualização de seus projetos pedagógicos” (Art. 2°).

Assim, de modo geral, o NDE tem a função de acompanhamento acadêmico do
curso, atuando principalmente na concepção, consolidação e contínua
atualização do projeto pedagógico do mesmo.

As principais competências do NDE do Curso de Ciências Sociais são:

  • Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
  • Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes
    atividades de ensino constantes no currículo;
  • Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e
    extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do
    mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à
    área de conhecimento do curso;
  • Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os
    Cursos de Graduação;
  • Realizar monitoramento, avaliação e atualização contínua do PPC do
    curso, bem como criar dispositivos que visem ao aperfeiçoamento da
    experiência ensino-aprendizagem dos alunos do curso;