.
O FEGS reúne pesquisadoras e pesquisadores interessados nos estudos das concepções e práticas que mobilizam os temas da família, das emoções, do gênero e da sexualidade no âmbito da sociedade brasileira contemporânea. O objetivo é analisar esses fenômenos de maneira entrelaçada, por entendê-los como constructos de grande relevância sociantropológica para a compreensão da multiplicidade de modos de vida que compõem o contemporâneo e fazem a densidade de nosso tempo.
São linhas de pesquisa centrais do FEGS: 1) as reconfigurações nas dinâmicas de parentesco, do curso da vida e das gerações; 2) os tensionamentos sociais provocados pelas identidades de gênero e sexualidades normativas e não-hegemônicas; e 3) os processos de subjetivação e (re)arranjos da vida íntima e emocional dos sujeitos.
Inaugurado em 2016, o grupo ancora-se numa diversidade de metodologias – aliada a uma forte vocação experimental – além de realizar núcleos de estudo, projetos de iniciação científica, cursos e eventos, mobilizando parcerias com colaboradores no Brasil e no exterior. O FEGS está vinculado ao Curso de Ciências Sociais, à linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) “Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais” e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Coordenação: Prof. Raphael Bispo
Site: https://fegsufjf.wordpress.com/
Instagram: https://www.instagram.com/fegsufjf/
E-mail: grupofegs@gmail.com