Sugestões (ABNT):
1. ESTRUTURA DO TRABALHO:
Modelo de uma Capa
Nome do autor (margem superior, fonte 14)
Título do trabalho (fonte 16, maiúsculo, negrito, centralizado)
Instituição onde o trabalho foi executado (fonte 14, só as primeiras letras maiúsculas, negrito, centralizada)
Cidade e ano de conclusão do trabalho (fonte 14, negrito, maiúsculo e minúsculo, centralizado)
OBS.: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida.
3. FOLHA DE ROSTO:
Modelo de uma Folha de Rosto
As mesmas informações contidas na Capa:
Nome do autor (margem superior, fonte 14)
Título do trabalho (fonte 16, maiúsculo, negrito, centralizado)
As informações essenciais da origem do trabalho: -Instituição onde o trabalho foi executado (fonte 14, só as primeiras letras maiúsculas, negrito, centralizada)
Cidade e ano de conclusão do trabalho (fonte 14, negrito, maiúsculo e minúsculo, centralizado)
OBS.: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.
4. FOLHA DE APROVAÇÃO:
Nome do Autor TÍTULO
Objetivo
NOME DA INSTITUIÇÃO Curso Área de Concentração
Data de aprovação: __ de _____ de 20__
Nome do Professor _______________________ Titulação
Nome do Professor _______________________ Titulação
Nome do Professor _______________________ Titulação
Deve conter:
Nome do autor
Título (e subtítulo, se houver) do trabalho
Natureza
Objetivos
Nome da instituição
Área de concentração
Data da aprovação
Nome, titulação, assinatura dos componentes da banca e as instituições a que fazem parte.
5. DEDICATÓRIA:
(tamanho12 – negrito – podendo ser itálico alinhado a 3 tab (3,75 cm) da margem esquerda e 1 cm da margem direita – espaçamento simples digitado acima da margem inferior – sem aspas
OBS.: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha.
Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.
6. AGRADECIMENTOS:
Os AGRADECIMENTOS não obedecem às normas nem têm caráter científico. Mas devem obedecer ao bom senso. Procure redigir de forma explícita o agradecimento a todas as pessoas que ajudaram você em seu trabalho. Inicie agradecendo a seu orientador, não se esquecendo de referir-se a quem emprestou material para a pesquisa, assim como àqueles que participaram da coleta de dados. O estilo deve ser objetivo, uma vez que se trata de um trabalho acadêmico, não devendo misturar os agradecimentos profissionais com as questões pessoais.
Agradeço…
(tamanho12 – negrito – podendo ser itálico alinhado a 3 tab (3,75 cm) da margem esquerda e 1 cm da margem direita – espaçamento simples digitado acima da margem inferior – sem aspas
OBS.: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.
7. SUMÁRIO
O SUMÁRIO oferece ao leitor uma visão global do estudo realizado. Inclui todos os títulos principais e suas subdivisões, que recebem numeração própria. Seus elementos deverão ser devidamente alinhados entre si, sempre obedecendo à margem esquerda. Digitado em negrito, a coluna de numeração deverá ser sempre alinhada obedecendo à margem direita. Os números deverão ser ligados à última palavra dos respectivos títulos por uma linha de pontos. O tamanho das letras, pontilhados e números receberão tamanhos de letras distintos, conforme especificações indicadas na Figura. Não constam no sumário: folha de rosto, folha de epígrafe, dedicatórias ou agradecimentos.
OBS.: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.
8. INTRODUÇÃO:
A INTRODUÇÃO é a parte inicial do texto, abrindo o trabalho propriamente dito. A justificativa, por sua vez, deve descrever a relevância do tema e o porquê de sua escolha, abordando as contribuições acadêmicas e aplicadas. Para Salomon (2001), é a defesa de projeto, a exposição de interesses envolvidos: os teóricos, os pessoais e os da equipe de pesquisadores. Deve constar o tema tratado, justificativa, problema de pesquisa, objetivos e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Não apresenta indicação numérica por se tratar de texto introdutório ao trabalho. (NBR6024-89, p.2 e NBR 14724-01 p.4).
OBS.: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.
9. DESENVOLVIMENTO:
O item DESENVOLVIMENTO agrega: Referencial Teórico e Procedimentos Metodológicos (em casos de pesquisa de campo, considerar – Resultados e Análise de Dados).
Cada um destes itens deve iniciar uma página. É a parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Independente do assunto abordado nos trabalhos acadêmicos é importante que os alunos sejam orientados para buscarem um referencial teórico, definirem o procedimento metodológico a ser desenvolvido no trabalho e que o mesmo tenha resultados.
Estes resultados muitas vezes não advêm de pesquisa de campo, mas de um levantamento bibliográfico. Com base nestes itens, aprender a analisar os resultados, argumentando e dando encaminhamento para a conclusão do trabalho.
DESENVOLVIMENTO DO TEXTO:
O corpo do trabalho é onde o tema é discutido pelo autor
As hipóteses a serem testadas devem ser claras e objetivas.
Devem ser apresentados os objetivos do trabalho.
A revisão de literatura deve resumir as obras já trabalhadas sobre o mesmo assunto.
Deve-se mencionar a importância do trabalho, justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal empreendimento.
Deve ser bem explicada toda a metodologia adotada para se chegar às conclusões.
OBS.: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.
10. CONCLUSÃO:
A CONCLUSÃO é a parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos do trabalho. É o fecho do trabalho. Recapitulam-se sinteticamente os resultados do trabalho elaborado.
As principais características de uma conclusão são: essencialidade, brevidade e personalidade.
Este é o momento em que o autor do trabalho se posiciona, faz crítica, apresenta as suas contribuições e traz sua marca pessoal.
Contribui com um novo conhecimento ou reformula conhecimentos existentes. (NBR 14724-01 p.4)
OBSERVAÇÃO:
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.
11. ANEXOS OU APÊNDICES:
ANEXOS OU APÊNDICES é todo material suplementar de sustentação ao texto (itens do questionário aplicado, roteiro de entrevista ou observação, uma lei discutida no corpo do texto etc).
OBSERVAÇÃO:
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.
12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Trata-se da relação das obras consultadas e mencionadas no trabalho. Deve seguir a NBR 6023/agosto/2000.
ANTUNES, Maria Thereza P. Capital intelectual. São Paulo: Atlas, 2000. BERNARDES, Cyro; MARCONDES, Reynaldo C.. Teoria Geral da administração. 3. ed.. São Paulo : Saraiva , 2002.
ÁVILA, Ricardo T. A pressão pela redução de preços nos novos produtos das autopeças e a inovação em automações industriais. 2001, 198 p. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Programa de Pós- Graduação em Administração de Empresas, Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. MOORI, Roberto G. Um modelo de procedimento para a avaliação da produtividade na administração dos materiais. 1993. 152p. Tese (Doutorado em Engenharia). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.São Paulo.
DINIZ, Maria Helena. Dicionário jurídico. São Paulo: Saraiva, 1998.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Catálogo de dissertações e teses: resumos, 1999. São Paulo, 2000. 218 p. HEWLETT-PACKARD. Test & measurement catalog 1998. Englewood: Hewlett-Packard Press, 1999. 668 p.
HANASHIRO,Darcy M. M; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes . Os papéis desempenhados pelos profissionais de recursos humanos contribuem para a vantagem competitiva sustentável? In: ENANPAD 2001. Campinas- São Paulo. Anais dos Resumos dos trabalhos. Hotel Royal, 2001. 312 p.
Revista Científica considerada no todo (coleção) REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2001 -. Semestral. ISSN 1518-6776
NASSIF, Vânia M. J.; HANASHIRO, Darcy.M.M. A competitividade das universidade particulares à luz de uma visão baseada em recursos. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, ano 3, n.1, p.97-114, 2001. HU, Osvaldo R. T.; RAUNHEITTE, Luís Tadeu. M. Padrão JPEG de compactação de imagens. Revista Mackenzie de Engenharia e Computação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 139- 152, jul./dez. 2000.
FONSECA, Roberto. Gabinete “paga” campanha de vereador. Jornal da Tarde, São Paulo, 9 maio 2001. Cidade, Caderno A, p.12. Parte de livros e artigos ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G. ; SCHIMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. P.7-16. Artigo e matéria de Revistas e Boletins AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, v. 38, n.9, set. 1984. Edição especial.
DINHEIRO: revista semanal de negócios. São Paulo: Ed. Três, n. 148, 28 jun. 2000. 98p. 18 Artigo de reportagem e resenhas LEAL, L. N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p.3, 25 abr. 1999.
BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislação federal e marginalia, São Paulo, v.59, p.1966, out./dez. 1995.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº14. In: ______. Súmulas. São Paulo: Associação dos Advogados do Brasil, 1994. P.16.
BRASIL. Código civil. Coordenação de Maurício Antonio Ribeiro Lopes. 6. Ed. Sâo Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.
BRASIL.Decreto n.º3.704, de 27 de dezembro de 2000. Altera a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) e as alíquotas do imposto de importação dos produtos que menciona, e dá outras providências. LEX – Coletânea de Legislação e Jurisprudência: Legislação Federal e Marginalia. São Paulo, v. 65, 2001.
Sistema cartográfico metropolitano da Grande São Paulo: levantamento aerofotogramétrico: Consolação. São Paulo: Emplasa, [1972?]. 1 mapa, 64 x 84 cm. Escala 1:2000. Projeção transversa de Mercator, Meridiano Central 45º
MARTENE, Edmond. Veterum scriptorum et monumentorum historicorum. [S.l: s.n.], [1729?]. v. 6. Microficha. MORSAN, George Campell. God’s last word to man: studies in hebrews. London, Morsan & Scott, Ltda.. [1992-1996?]. Microficha.
PROQUEST: banco de dados. Disponível em : . Acesso em: 03 abr. 2001.
BIBLIOTECAS Universitárias. Lista mantida pela FEBAB, Brasil. Disponível em: BIBUNIVERSITARIAS@E-GROUPS.COM. Acesso em 03 abr.2001.
DIRETÓRIO Acadêmico Eugênio Gudin (DAEG). Desenvolvido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Apresenta informações acadêmicas dos cursos da universidade. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2001.
NELIO. Brazil reforms cut planning opportunities. International Tax Review, London, Nov.1999. Disponível em: Acesso em : 9 maio 2001.
KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédio e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5CD-ROM.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: ________. Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. V. 1. Disponível em: http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm. Acesso em:8 mar. 1999.
ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.I.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm . Acesso em: 10 jan.2002, 16:30:30
SILVA, M. M. L. Crimes da era digital..Net, Rio de Janeiro, nov.1998. Secão Ponto de Vista. Disponível em: http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 nov.1998.
SILVA, Ives Gandra da. Pena de morte para o nascituro.O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: http:///www.providafaília.org/pena_morte_nascituro.htm. Acesso em: 19 set.1998.
GUNCHO, M. R. A educação à distância e a biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais…Fortaleza: Tec Treina, 1998. 1 CD-ROM.
PERCENTAGEM de imigrantes em São Paulo, 1920. 1 mapa, color. Escala indeterminável. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n.2, inverno 1994. 1 CD-ROM.
OBSERVAÇÃO:
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.
13. GLOSSÁRIO:
Palavras Utilizadas em Pesquisas.
Agradecimento: É a manifestação de gratidão do autor da pesquisa às pessoas que colaboraram no seu trabalho. Deve ter a característica de ser curto e objetivo.
Amostra: É uma parcela significativa do universo pesquisado ou de coleta de dados.
Análise: É o trabalho de avaliação dos dados recolhidos. Sem ela não há relatório de pesquisa.
Anexo: É uma parte opcional de um relatório de pesquisa. Nele deve constar o material que contribui para melhor esclarecer o texto do relatório de pesquisa.
Apêndice: O mesmo que Anexo.
Bibliografia: É a lista de obras utilizadas ou sugeridas pelo autor do trabalho de pesquisa.
Capa: Serve para proteger o trabalho e dela deve constar o nome do autor, o título do trabalho e a instituição onde a pesquisa foi realizada.
Capítulo: É uma das partes da divisão do relatório de pesquisa. Lembrando que o primeiro capítulo será a Introdução e o último as Conclusões do autor. Entre eles o texto da pesquisa.
Ciência: É um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto conquistados através de métodos próprios de coleta de informação.
Citação: É quando se transcreve ou se refere o que um outro autor escreveu.
Coleta de Dados: É a fase da pesquisa em que se reúnem dados através de técnicas específicas.
Conclusão: É a parte final do trabalho onde o autor se coloca com liberdade científica, avaliando os resultados obtidos, propondo soluções e aplicações práticas.
Conhecimento Científico: É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico:
“É racional e objetivo. Atém-se aos fatos. Transcende aos fatos. É analítico. Requer exatidão e clareza. É comunicável. É verificável. Depende de investigação metódica. Busca e aplica leis. É explicativo. Pode fazer predições. É aberto. É útil” (Galliano, 1979: 24-30).
Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar): É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.
Conhecimento Filosófico: É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.
Conhecimento Teológico: Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.
Corpo do Texto: É o desenvolvimento do tema pesquisado, dividido em partes, capítulos ou itens, excluindo-se a Introdução e a Conclusão.
Dedicatória: Parte opcional que abre o trabalho homenageando afetivamente algum indivíduo, grupos de pessoas ou outras instâncias.
Entrevista: É um instrumento de pesquisa utilizado na fase de coleta de dados.
Experimento: Situação provocada com o objetivo de observar a reação de determinado fenômeno.
Fichamento: São as anotações de coletas de dados registradas em fichas para posterior consulta.
Folha de Rosto: É a folha seguinte a capa e deve conter as mesmas informações contidas na Capa e as informações essenciais da origem do trabalho.
Glossário: São as palavras de uso restrito ao trabalho de pesquisa ou pouco conhecidas pelo virtual leitor, acompanhadas de definição.
Gráfico: É a representação gráfica das escalas quantitativas recolhidas durante o trabalho de pesquisa.
Hipótese: É a suposição de uma resposta para o problema formulado em relação ao tema. A Hipótese pode ser confirmada ou negada. Índice (ou Índice Remissivo): É uma lista que pode ser de assuntos, de nomes de pessoas citadas, com a indicação da(s) página(s) no texto onde aparecem. Alguns autores referem-se a Índice como o mesmo que Sumário e Índice como Índice Remissivo. Instrumento de Pesquisa: Material utilizado pelo pesquisador para colher dados para a pesquisa.
Introdução: É o primeiro capítulo de um relatório de pesquisa, onde o pesquisador irá apresentar, em linhas gerais, o que o leitor encontrará no corpo do texto. Por isso, apesar do nome Introdução, é a última parte a ser escrita pelo autor.
Método: A palavra método deriva do grego e quer dizer caminho. Método então, no nosso caso, é a ordenação de um conjunto de etapas a serem cumprias no estudo de uma ciência, na busca de uma verdade ou para se chegar a um determinado fim.
Metodologia: “Methodo” significa caminho; “logia” significa estudo. É o estudo dos caminhos a serem seguidos para se fazer ciência.
Monografia: É um estudo científico, com tratamento escrito individual, de um tema bem determinado e limitado, que venha contribuir com relevância à; ciência.
Pesquisa: É a ação metódica para se buscar uma resposta; busca; investigação.
Problema: É o marco referencial inicial de uma pesquisa. É a dúvida inicial que lança o pesquisador ao seu trabalho de pesquisa.
Resenha: É uma descrição minuciosa de um livro, de um capítulo de um livro ou de parte deste livro, de um artigo, de uma apostila ou qualquer outro documento.
Técnica: É a forma mais segura e ágil para se cumprir algum tipo de atividade, utilizando-se de um instrumental apropriado.
Teoria: “É um conjunto de princípios e definições que servem para dar organização lógica a aspectos selecionados da realidade empírica. As proposições de uma teoria são consideradas leis se já foram suficientemente comprovadas e hipóteses se constituem ainda problema de investigação” (Goldenberg, 1998: 106-107)
Tópico: É a subdivisão do assunto ou do tema.
Universo: É o conjunto de fenômenos a serem trabalhados, definido como critério global da pesquisa.
PALAVRAS OU EXPRESSÕES LATINAS UTILIZADAS EM PESQUISA:
apud: Significa “citado por”. Nas citações é utilizada para informar que o que foi transcrito de uma obra de um determinado autor na verdade pertence a um outro.
Ex.: (Napoleão apud Loi) ou seja, Napoleão “citado por” Loi et al. (et alli): Significa “e outros”. Utilizado quando a obra foi executada por muitos autores.
Ex.: Numa obra escrita por Helena Schirm, Maria Cecília Rubinger de Ottoni e Rosana Velloso Montanari escreve-se: SCHIRM, Helena et al.
ibid ou ibdem: Significa “na mesma obra”.
idem ou id: Significa “igual a anterior”.
in: Significa “em”.
ipsis litteris: Significa “pelas mesmas letras”, “literalmente”. Utiliza-se para expressar que o texto foi transcrito com fidelidade, mesmo que possa parecer estranho ou esteja reconhecidamente escrita com erros de linguagem.
ipsis verbis: Significa “pelas mesmas palavras”, “textualmente”. Utiliza-se da mesma forma que ipsis litteris ou sic. opus citatum ou op.cit.: Significa “obra citada”
passim: Significa “aqui e ali”. É utilizada quando a citação se repete em mais de um trecho da obra.
sic: Significa “assim”. Utiliza-se da mesma forma que ipsis litteris ou ipsis verbis.
supra: Significa “acima”, referindo-se a nota imediatamente anterior.
OBS.: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.
14. CONTRA-CAPA:
Serve para proteger a última folha do trabalho, é opcional e permanece em branco.
OBS.: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.