Software SAS v.9.3 gratuito para a UFJF

Comunicamos a toda comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF), que hoje nós contamos com uma poderosa ferramenta de análise estatística, o software SAS, na qual temos licenças para estudantes, professores e usuários do setor administrativo. Inclusive com a versão mais recente SAS 9.4 (por enquanto só via download, sem mídia física), incluindo novas funcionalidades. Mantemos regularmente todos nossos usuários do campus com licenças atualizadas e com informações sobre atualizações. Qualquer pessoa que tenha algum tipo de vínculo com a faculdade pode utilizar a ferramenta.

O SAS possui um vasto repertório de aplicações, uma base de pacote estatísticos extremamente completa, enorme capacidade para analisar grandes bancos de dados, além de ferramentas para uma programação intuitiva funcional. No que diz respeito a áreas em que a programação não é usual, insere o conceito de point-and-click, onde dispensa o conhecimento prévio de programação, pois contem junto ao seu robusto conjunto de programas o Enterprise Guide, tornado mais objetivo o seu trabalho.

Para obter o programa de forma gratuita o procedimento é muito simples. Basta acessar o site do Departamento de Estatística da UFJF, ir no campo SAS, requisitar a licença de acordo com seu sistema operacional e em seguida comparecer à secretaria do departamento já citado para solicitar o empréstimo de uma cópia das mídias de instalação (estas devem ser devolvidas logo após a instalação). Para facilitar o processo de instalação, no site do departamento, há um manual objetivo e auto-explicativo com o passo-a-passo e contamos com suporte prestado por bolsista.

Observamos que as regras de utilização (ver página do projeto no site) devem ser seguidas à risca.

Atenciosamente,

Equipe Projeto SAS