Fechar menu lateral

Notícias

UFJF torna público o número de exames de Covid-19 realizados em seus laboratórios

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna público os dados referentes aos testes de diagnóstico de Covid-19, PCR em Tempo Real, realizados nos dois laboratórios da instituição. A divulgação será feita semanalmente e os números informados são referentes às amostras recebidas, aos laudos emitidos e às amostras em análise, além do total de exames acumulados realizados durante todo o período. Veja a notícia completa CLICANDO AQUI

Prefeitura de Juiz de Fora já recebeu mais de 2.400 resultados sobre covid-19 dos laboratórios da UFJF

Após firmar parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no final de abril, para realização de testes descartando ou confirmando casos de coronavírus na cidade, o Município, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), da Secretaria de Saúde (SS), recebeu, até esta sexta-feira, 10, 2.496 resultados, sendo 836 positivos.Leia a matéria na íntegra publicada pela Prefeitura de Juiz de Fora CLICANDO AQUI.

 

Entenda como são realizados os testes para Covid-19 na UFJF

A fim de contribuir para realização do diagnóstico especializado – que possui custo elevado, além de mão de obra e infraestrutura especializadas –, desde 17 de abril, a Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, recebe amostras de pacientes e profissionais da saúde para realizar testes para o diagnóstico do coronavírus. Leia a matéria na íntegra publicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora CLICANDO AQUI.

 

Laboratórios da UFJF de testagem de Covid-19 são certificados pela Funed

Os laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) responsáveis pela realização de testes para diagnóstico de Covid-19 receberam nesta segunda-feira, 18, o certificado de qualidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. De acordo com as normas da fundação, as certificações refletem o reconhecimento da qualidade dos serviços da instituição. Com essa conquista, os resultados obtidos pelos testes realizados no campus são lançados diretamente no sistema de gestão de resultados do estado e permanecem contabilizados nas estatísticas oficiais, diminuindo o quadro de subnotificação da doença no município e na região.Leia a matéria na íntegra publicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora CLICANDO AQUI.

 

Profissionais do SUS com indicação clínica podem realizar teste de Covid-19 em laboratórios da UFJF

Profissionais de saúde que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora e apresentam sintomas de COVID-19 podem fazer o teste genético RT-PCR, detector do coronavírus, realizado em laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Após constatar ao menos dois sintomas da doença e submeter-se a um exame clínico para efetuar a notificação à Vigilância Epidemiológica, o profissional tem três opções para realizar o agendamento da coleta para o exame.Leia a matéria na íntegra publicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora CLICANDO AQUI.

 

Testes feitos na UFJF serão utilizados na investigação epidemiológica de Covid-19

Conforme Nota Técnica ao Protocolo de Infecção Humana pelo SARS-COV-2 divulgada na última segunda, 4, pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), os laudos dos testes de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) realizados e emitidos pela UFJF poderão ser utilizados para efetuar o fechamento da investigação epidemiológica de Covid-19. Essa atualização dispensa a realização de análises adicionais e confirmação pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (LACENMG/FUNED). Com essa mudança, os resultados obtidos pelos testes realizados no campus serão contabilizados e entrarão para as estatísticas do estado. A atualização tem como objetivo mudar o quadro de subnotificação da doença no município.Leia a matéria na íntegra publicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora CLICANDO AQUI.

 

UFJF inicia realização de testes para diagnóstico de Covid-19

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou no dia 17 de abril, a receber amostras para realizar testes para o diagnóstico de Covid-19. São dois laboratórios localizados no campus qualificados para efetuar os exames, um no Instituto de Ciências Biológicas e outro na Faculdade de Farmácia. Somada, a capacidade de ambos é de cem testes diários, com o resultado disponível em até 48 horas após o recebimento das amostras dos pacientes. O processo será realizado em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, atendendo à demanda do sistema público de saúde. Leia a matéria na íntegra publicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora CLICANDO AQUI.