Núcleo de Identificação e Pesquisa em Produtos Ativos Naturais (NIPPAN)

O Núcleo de Identificação e Pesquisa em Princípios Ativos Naturais (NIPPAN) faz parte do Centro de Pesquisas Farmacêuticas, localizado na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Deste núcleo, coordenado pelo Professor Dr. Ademar Alves da Silva Filho, fazem parte alunos de Doutorado, Mestrado e iniciação científica. O NIPPAN foi iniciado em 2010, tendo como linhas de investigação as áreas relacionadas à química e atividade biológica de produtos naturais, especialmente nos temas de isolamento e caracterização química de princípios ativos naturais, técnicas cromatográficas hifenadas (como CG-EM e UHPLC-EM-QTof) e avaliação antiparasitária e anti-inflamatória de substâncias naturais. Além disso, o grupo participa do desenvolvimento de metodologias analíticas e do desenvolvimento de produtos tecnológicos e de inovação na área de química e atividade biológica de produtos naturais.

Coordenador: Prof. Ademar Alves da Silva Filho

Professores: Prof. José Otávio do A. Corrêa; Prof. Frederico Pitella