KIT MATRÍCULA 3º Semestre Letivo 2009

Senhores Alunos e Alunas!

É com prazer que, a partir de uma decisão coletiva tomada pela comunidade acadêmica da FAEFID, apresentamos nova oportunidade de efetivarmos o processo de matrícula realizada diretamente pelo aluno no SIGA.

O período compreendido entre os dias 14 e 19 de julho de 2009 pode ser denominado de período de “Pré-matrícula”. Trata-se de um período no qual os acadêmicos fazem solicitações em relação às suas matrículas e estas solicitações serão confirmadas ou não nos períodos de análises e ajustes.

Portanto, nesta fase, aponte suas necessidades e suas possibilidades para que possamos avaliar as condições reais de sua matrícula. O Sistema não impedirá nenhum procedimento seu neste momento, em termos de tentativas e apontamentos de possibilidades de matricular-se em uma ou outra disciplina: isto ocorrerá apenas a partir da 1ª Análise de Matrícula feita pelo CGCO – Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, no dia 20 de julho de 2009. A partir deste momento, surge, em seu quadro de matrícula no SIGA, o relatório de pendências. Vale lembrar que, ainda após os ajustes realizados pelos alunos e pela Coordenação de Curso, este relatório permanece disponível no Sistema.

Os critérios utilizados pelo CGCO para priorizar a ocupação de vagas de disciplinas pelos alunos(as) são: do RAG (Regulamento Acadêmico de Graduação) – a) não repetentes, b) reprovados por aproveitamento, ou que tenham trancado a disciplina, e c) reprovados por infrequência; da Coordenação de Curso – a) matrícula só até período “ideal” – não pode “puxar” disciplina, e b) aluno mais novo em termos do semestre de ingresso no Curso.

Em seguida, de 21 a 25 de julho de 2009, você terá a oportunidade de realizar ajustes em sua matrícula, após a 1ª Análise do CGCO. Dia 27 de julho, ocorrerá a 2ª Análise de Matrícula feita pelo CGCO e, no período de 28 a 31 de julho de 2009, os alunos com pendências na matrícula (coincidência de horário, falta de vagas, falta de cumprimento de pré-requisitos, etc) – SOMENTE ESTES ALUNOS – poderão procurar a Coordenação de Curso, em data indicada no cronograma de ajustes da matrícula para o terceiro semestre letivo de 2009.

Dia 10 de agosto, ocorre a matrícula em disciplinas com vagas ociosas – este dia se caracteriza pelo expediente INTERNO da Coordenação de Curso – precisamos de tranquilidade para acessar o SIGA, na tentativa de matricular os alunos da FAEFID em vagas de disciplinas que são lançadas em um “cestão” no Sistema e, portanto, imensamente concorridas. Assim, indique à Coordenação de Curso, em formulário a ser preenchido pelo(a) aluno(a) e fornecido pela própria Coordenação, os dados das disciplinas nas quais você deseja se matricular nesta fase. Esta indicação no formulário deve ser entregue à Coordenação de Curso entre os dias 28 de julho e 06 de agosto impreterivelmente.

Dia 11 de agosto, ocorrerá a 3ª Análise de Matrícula feita pelo CGCO.

Finalmente, entre os dias 12 e 17 de agosto, ocorrem os ajustes de matrículas feitos pelos Coordenadores, via CDARA – nesta fase, o SIGA está “fechado” para os Coordenadores e os ajustes precisam ser solicitados via ofício da Coordenação de Curso à CDARA e necessitam ser bem justificados. Assim, orientamos evitar a utilização deste período. Contamos com a colaboração de todos para que não tenhamos necessidade de utilizá-lo.

O período de trancamento de matrícula se encerra no dia 11 de setembro de 2009 e deve ser realizado na Central de Atendimento da UFJF. Após esta data, há possibilidade de trancamento excepcional, o que precisa ser prontamente justificado junto à PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação da UFJF, a partir de abertura de processo administrativo.

Lembre-se: acreditamos na capacidade do Sistema em promover um trânquilo período de matrículas e consideramos sua automia e seu empenho para contribuir com a gestão de sua própria vida acadêmica!!!

Saudações e Boa Sorte para todos nós!

Professora Alice Mayer,

Coordenadora do Curso de Graduação em Educação Física – UFJF.

(Texto retirado do Arquivo A do Kit Matrícula)

Kit Matrícula 3º 2009

O Kit Matrícula 2009 está separado por arquivos, separados em ordem alfabética, seu computador deve possuir Microsoft Office (ou programa equivalente), para abrir os arquivos .doc , possuir o programa Acrobat Adobe Reader(ou programa equivalente) , para abrir o arquivo .pfd. Para abrir o arquivo comprimido das ementas, deve possuir um programa descompressor. Grande parte dos computadores possuem estes programas.

Kit Matrícula 3º 2009 – A -Sejam bem-vindos

Kit Matrícula 3º 2009 – B – Passo a passo para a matricula

Kit Matrícula 3º 2009 – C – Alguns lembretes e solicitacões

Kit Matrícula 3º 2009 – D – Calendário acadêmico de graduacão UFJF