1. Sou aluno do primeiro período, devo fazer matrícula? Quando saem os horários?
A matrícula dos alunos do 1º período (ingressantes na UFJF) é feita pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). O horário é disponibilizado na página do curso >> espaço do aluno >> horário, no período determinado no calendário acadêmico do respectivo ano.
2. Sou aluno oriundo do edital de vagas ociosas, como devo fazer minha matrícula?
A matrícula dos alunos oriundos do edital de vagas ociosas é feita pela Coordenação do Curso. Você deve procurar a coordenação munido, se for pleitear aproveitamento de estudos (como equivalência ou dispensa de disciplinas, por exemplo), das ementas das disciplinas que cursou com aprovação, além do histórico escolar. Agende seu atendimento pelo telefone/WhatsApp: 32 2102-3429 ou por e-mail: coord.eas@ufjf.br.
3. Por que a disciplina que reprovei não está sendo oferecida no meu período? Isso vai atrasar minha formatura?
A oferta do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF é anual. Dessa forma, a maioria das disciplinas específicas e profissionalizantes é oferecida uma vez ao ano. Cabe destacar que os alunos periodizados não são prejudicados com essa organização, No entanto, caso você tenha sido reprovado em uma ou mais matérias, peça ajuda à Coordenação do Curso para fazer um planejamento que permita, ao menos, minimizar os danos – estamos sempre à disposição para ajudá-los!.
4. Posso adiantar disciplinas de períodos mais avançados?
Sim, tanto obrigatórias quanto eletivas, desde que tenha cursado os pré-requisitos necessários – se for o caso. Além disso:
(i) verifique a quantidade máxima de carga horária permitida para matrícula semestral;
(ii) cuide para que não haja coincidência de horário entre as disciplinas.
5. Como faço para me matricular em disciplinas que não estão aparecendo no SIGA?
Clique no botão “Inclusão de turmas extras” e digite o código da disciplina e a turma desejados, depois clique em “Incluir turma” e, em seguida, em “Registrar turma”.
6. Como validar carga horária de estágio?
O conceito do estágio obrigatório é lançado mediante a entrega da documentação preenchida e assinada (Termo de Realização de Estágio e Relatório Final de Estágio). Consulte a página do curso >> espaço do aluno >> estágio para mais informações.
A carga horária de estágio não obrigatório pode ser convertida em carga horária eletiva, no limite de 90 horas, desde que o aluno entregue a documentação preenchida e assinada (Termo de Realização de Estágio e Relatório Final de Estágio). Consulte a página do curso >> espaço do aluno >> estágio para mais informações. Após a entrega, o aluno deve solicitar, no SigaX, a flexibilização curricular.
7. Como conseguir créditos de Atividade Curricular Eletiva?
O aluno deve solicitar, no SigaX, a flexibilização curricular – lembre-se que é necessário anexar a documentação comprobatória. Consulte a página do curso >> espaço do aluno >> flexibilização curricular para mais informações.
8. O que é o SIGA?
O SIGA UFJF (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) é um sistema on-line da UFJF gerenciado pelo CGCO (Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional) que serve como centro para informações e serviços acadêmicos, permitindo que alunos, professores e funcionários realizem matrículas, consultem notas e horários, acessem a biblioteca, solicitem documentos e interajam com outras plataformas da universidade, como o Moodle e o Pergamum, por exemplo. Para acessar o sistema pela primeira vez ou recuperar a senha, deve-se ir à página do SIGA, clicar em “Primeiro Acesso” ou “Esqueci minha senha” e seguir as instruções enviadas por e-mail.
9. Onde posso encontrar informações sobre intercâmbio?
Você pode encontrar informações sobre intercâmbio na UFJF no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), acessando o site do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação da UFJF. O Piigrad oferece vagas em universidades parceiras e detalha o processo seletivo e os requisitos.
10. Quais os prazos para análise, atendimento e resposta às minhas solicitações?
Para análise, atendimento e resposta de solicitações: pedimos que aguardem, em geral, de 2 a 5 dias úteis. Porém, algumas demandas podem ser mais complexas e envolver vários setores, resultando em um tempo maior para serem atendidas. Caso você não tenha obtido um retorno após 5 (cinco) dias úteis de sua solicitação, contate novamente a coordenação para acompanhar o seu pedido.
Tira-dúvidas da Prograd: https://www2.ufjf.br/prograd/duvidas-graduacao/
Tira-dúvidas da Central de Atendimento: https://www2.ufjf.br/cat/apresentacao/perguntas-frequentes-2/
Tira-dúvidas da Gerência de Estágios: https://www2.ufjf.br/estagio/informacoes/duvidas-frequentes/