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Perguntas Frequentes

Nesta página encontra-se as perguntas mais frequentes dirigidas à Central de Atendimento da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Juiz de Fora. Caso possua alguma pergunta que não foi respondida, entre em contato conosco.

Pode fazer a busca digitando Ctrl+F (Windows, Linux e Chrome OS) ou ⌘-F (Mac) em seu teclado.

 

Índice

Graduação

Quais as formas de ingresso na UFJF?

Estudo em outra Instituição de Ensino Superior (IES). Como transfiro meu curso para a UFJF?

Ingressei em um curso na UFJF, mas quero mudar de curso. Como faço?

Como faço para acessar o Siga pela primeira vez?

Minha cidade natal, nome dos meus pais, escola ou outros dados estão incorretos no Siga. Como corrigir?

Meu diploma veio com erro na sua emissão. Como faço para corrigi-lo?

Como obtenho meu histórico escolar da graduação?

Como acesso a rede UFJF-Wifi ou eduroan?

 

Pós-graduação

Meu diploma/certificado de pós-graduação veio com erro na sua emissão. Como faço para corrigi-lo?

Como faço para acessar o Siga pela primeira vez?

Como acesso a rede UFJF-Wifi ou eduroan?

 


Respostas:

Graduação:

Quais as formas de ingresso na UFJF?

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com três opções principais de ingresso originário para os cursos de graduação. Confira:

1 – A primeira é pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que concentra a metade das vagas oferecidas anualmente pela UFJF. Para concorrer a uma vaga a partir desse sistema, é necessário que o aluno tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) correspondente à seleção realizada e se inscreva no Sisu. A cada ano são realizadas duas edições do Sisu, uma para os cursos que iniciam no primeiro semestre letivo e outra para os cursos que iniciam no segundo semestre letivo. Informe-se pela página sisu.mec.gov.br.

2 – A outra metade das vagas são preenchidas através do Programa Seletivo de Ingresso Misto (PISM), que é um processo de avaliação seriada em que os candidatos às vagas oferecidas pela UFJF participam de três módulos de avaliação (I, II e III), um ao final de cada ano do Ensino Médio. Esse sistema busca uma maior interação entre o Ensino Médio e o Superior, já que avalia os conhecimentos do estudante ano a ano e, em cada prova, é cobrado somente o conteúdo referente ao ano cursado. Mais informações: http://www.ufjf.br/copese/vestibular-pism-2/duvidas-frequentes/.

3 – Para os cursos de música, em substituição ao Sisu, o ingresso é feito por meio de Vestibular, no qual são realizadas provas práticas, aproveitando-se a nota do Enem para classificação. Mais informações www.ufjf.br/copese/.

Há outras possibilidades de ingresso não-originárias. As principais são o ingresso pelos editais de vagas ociosas e o ingresso em nova modalidade/habilitação (ingresso em nova graduação na mesma ABI). Veja:
1 – Vagas ofertadas pela UFJF não ocupadas podem ser preenchidas pelos editais de Vagas Ociosas por meio das seguintes modalidades de ingresso:
I – ingresso de excedentes dos processos seletivos públicos originários;
II – reinscrição ao curso de origem;
III – mudança entre campi para curso de mesma nomenclatura;
IV – mudança de curso na mesma área, no mesmo campus ou entre campi;
V – mudança de curso no mesmo campus ou entre campi;
VI – transferência de Instituição de Ensino Superior – IES – para curso de mesma nomenclatura;
VII – transferência de IES para curso de mesma área;
VIII – graduados, havendo cursado na UFJF, com aproveitamento, pelo menos 50% (cinquenta por cento) da carga horária total do curso pretendido;
IX- graduados em geral.
Mais informações acessar www.ufjf.br/cat/graduacao/vagas-ociosas/.

2 – O ingresso para a obtenção de nova graduação na mesma Área Básica de Ingresso (ABI) (também chamado de ingresso em nova modalidade ou habilitação) do curso já concluído na UFJF obedece às seguintes condições:
I – seja a graduação pretendida desdobrada do curso concluído;
II – haja vaga nas disciplinas e nos estágios, na graduação pretendida, ouvida a Coordenação do Curso;
III – não ocorra intervalo superior a 4 (quatro) períodos letivos entre a conclusão e a graduação pretendida;
IV – em caso de intervalo superior ao previsto no inciso III, o candidato é submetido a uma avaliação de conhecimentos, mediante critérios fixados pelo Colegiado de Curso ou Conselho de Unidade;
V – o prazo máximo para conclusão da nova graduação é determinado pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Essa forma de ingresso é válido somente para os formados na UFJF em cursos com formato de Área Básico de Ingresso (ABI). Para mais informações favor acessar http://www.ufjf.br/cat/graduacao/nova-graduacao-abi/.

Outras informações acessar a página www.ufjf.br/ufjf/estudenaufjf/. Recomendamos a leitura da Resolução n.º 44/2018 que alterou as normas sobres as formas de ingresso nos cursos de graduação na UFJF.

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Estudo em outra Instituição de Ensino Superior (IES). Como transfiro meu curso para a UFJF?

São possíveis duas formas de transferência de outra Instituição de Ensino Superior (IES) para a UFJF:

1 – Transferência por vagas ociosas:

As informações sobre transferência por vagas ociosas estão disponíveis na página https://www2.ufjf.br/cat/servicos/graduacao/transferencia-vagas-ociosas/.

É sugerido a leitura do último edital com a regulamentação dos procedimentos, da documentação e da distribuição vagas ociosas. O edital está disponível na página www.ufjf.br/cdara/vagas-ociosas/vagas-ociosas/editais/.

2 – Transferência de aceitação obrigatória:

As transferências de aceitação obrigatória, também conhecida como transferência ex-officio, são aplicadas a servidores públicos federais e a seus dependentes, seja da administração direta ou indireta.

Para informações de transferência obrigatória acesse Transferência Obrigatória.

Consulte também o Regulamento Acadêmico da Graduação com as modificações da Resolução 44/2018 do CONRAD que alterou as formas de ingresso UFJF, em especial sobre as Vagas Ociosas e outras formas de ingresso.

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Ingressei em um curso na UFJF, mas quero mudar de curso. Como eu faço?

Mudança de curso é possível aos graduandos da UFJF que ingressaram por meio de processo seletivo originário (Sisu, Pism ou Vestibular), tenham concluído 20% do curso atual e haja vaga para o curso pretendido no edital de vagas ociosas.

As vagas ociosas da graduação vagas disponibilizadas para solicitação de reinscrição ao curso de origem, mudança de curso ou de campi, transferência ou ingresso para obtenção de nova graduação é necessário que haja vaga para a respectiva modalidade no curso pretendido.

É sugerido a leitura do último edital com a regulamentação dos procedimentos, da documentação e da distribuição vagas ociosas. O edital está disponível na página www.ufjf.br/cdara/vagas-ociosas/vagas-ociosas/editais/.

Consulte também o Regulamento Acadêmico da Graduação com as modificações da Resolução 44/2018 do CONRAD que alterou as formas de ingresso UFJF, em especial sobre as Vagas Ociosas.

Para mais informações acessar Vagas Ociosas.

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Como faço para acessar o Siga pela primeira vez?

Para acessar o Siga – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (abre em nova janela) pela primeira vez ou recuperar a sua senha, acesse a página siga.ufjf.br, clique em “Primeiro Acesso” ou em “Esqueci minha senha”.

Será enviado a você um e-mail com as instruções de acesso.

Se o e-mail não estiver cadastrado ou estiver incorreto, você deverá procurar a Central de Atendimento em Juiz de Fora ou em Governador Valadares para cadastrá-lo.

Caso não possa comparecer à Central de Atendimento, enviar um e-mail para faleconosco@ufjf.edu.br, anexando uma solicitação por escrito escaneada com a sua assinatura junto com uma imagem escaneada de seu documento de identidade.

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Minha cidade natal, nome dos meus pais, escola ou outros dados estão incorretos no Siga. Como corrigir?

Segundo foi informado pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos, através do ofício 950/2016-Cdara, os dados cadastrais dos ingressantes no último semestre letivo estão em processo verificação e correção, não sendo necessário a solicitação da correção junto à Central de Atendimento.

Também foi informado que a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) já está ciente deste fato e que não deverá haver impedimento ou prejuízo aos estudantes que pleiteiam o apoio estudantil, pois as informações requisitadas no formulário socioeconômico, se preciso, poderão ser inseridas ou corrigidas à caneta pelo próprio interessado. Em caso de dúvidas peço que entre em contato com a Proae pelo e-mail secretaria.proae@ufjf.edu.br ou pelos telefones (32) 2102-3777  / 2102-3886.

No entanto, caso já tenha passado um semestre do ingresso na UFJF, você poderá solicitar a Correção de Dados Cadastrais na Central de Atendimento da UFJF, em Juiz de Fora ou Governador Valadares, ou no seu Pólo em caso de curso EAD.

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Meu diploma veio com erro na sua emissão. Como faço para corrigi-lo?

O discente que recebeu um diploma da UFJF com algum dado incorreto, pode solicitar a sua correção na Central de Atendimento da UFJF, campus Juiz de Fora ou Governador Valadares.

A correção será feita com base nos documentos entregues à UFJF durante a matrícula ou curso. Caso tenha havido alguma retificação posterior, o discente deve apresentar a certidão de nascimento/casamento atualizada.

Caso seja constatado falha da UFJF na emissão do diploma com erro, será dado duas opções sem custos ao discente:

– Uma segunda via do diploma com o dado correto (necessário apresentar cópia do RG; prazo 90 dias úteis) ou

– Apostilamento do verso diploma informando o dado correto (prazo 30 dias úteis)

Mas se por ventura a emissão do diploma foi feita com base em uma certidão de nascimento/casamento que estava incorreta à época, será dada a opção do apostilamento sem custo ou a segunda via do diploma mediante o pagamento de taxa (abre em nova janela).

O prazo de emissão do documento está disponível na página Prazos. Mais informações acessar a página Segunda Via de Diploma.

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Como obtenho meu histórico escolar da graduação?

O histórico escolar está disponível no Siga sem assinatura ou autenticação eletrônica. Caso necessário, o discente deverá solicitar sua assinatura.

O discente pode solicitar o histórico escolar da graduação assinado presencialmente na Central de Atendimento, localizada no prédio da Reitoria, ou via e-mail (caso não resida em Juiz de Fora) para o e-mail sgla.cdara@ufjf.edu.br, endereço eletrônico da Subgerência de Lançamentos Acadêmicos (SGLA/CDARA) responsável pela emissão do documento.

Terceiros devem apresentar procuração simples (não precisa ser autenticada em cartório) junto com as cópias das identidades do outorgante e do outorgado.

cobrança de taxa para emissão de histórico de aluno que teve o vínculo cancelado (R$72,00) ou para emissão de segunda via de histórico (R$72,00), bem como taxa para envio do documento (R$15,00 para postagem nacional registrada, R$ 40,00 para postagem nacional Sedex e R$133,00 para postagem internacional), conforme publicado pela portaria 13/2018.

O prazo de emissão do documento está disponível na página Prazos. Mais informações acessar a página Histórico Escolar da Graduação.

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Como acesso a rede UFJF-Wifi ou eduroan?

O acesso à UFJF-Wifi ou a eduroam é feito por das credenciais de acesso ao Siga.

Configurações básicas:
Método EAP: PEAP
Autenticação da Fase 2: MSCHAPV2
Certificado: Não validar
Identidade: número de CPF/login do Siga
Identidade Anônima: em branco
Senha: Senha do Siga

Para verificar as configurações específicas para o seu sistema operacional, acesse a página de serviço do CGCO.

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Pós-graduação

Meu diploma/certificado de pós-graduação veio com erro na sua emissão. Como faço para corrigi-lo?

O discente que recebeu um diploma da UFJF com algum dado incorreto, pode solicitar a sua correção na Central de Atendimento da UFJF, campus Juiz de Fora ou Governador Valadares.

A correção será feita com base nos documentos entregues à UFJF durante a matrícula ou curso. Caso tenha havido alguma retificação posterior, o discente deve apresentar a certidão de nascimento/casamento atualizada.

Caso seja constatado falha da UFJF na emissão do diploma com erro, será dado duas opções sem custos ao discente:

– Uma segunda via do diploma com o dado correto (necessário apresentar cópia do RG; prazo 90 dias úteis) ou

– Apostilamento do verso diploma informando o dado correto (prazo 30 dias úteis)

Mas se por ventura a emissão do diploma foi feita com base em uma certidão de nascimento/casamento que estava incorreta à época, será dada a opção do apostilamento sem custo ou a segunda via do diploma mediante o pagamento de taxa (abre em nova janela).

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Como faço para acessar o Siga pela primeira vez?

Para acessar o Siga – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (abre em nova janela) pela primeira vez ou recuperar a sua senha, acesse a página siga.ufjf.br, clique em “Primeiro Acesso” ou em “Esqueci minha senha”.

Será enviado a você um e-mail com as instruções de acesso.

Se o e-mail não estiver cadastrado ou estiver incorreto, você deverá procurar a Central de Atendimento em Juiz de Fora ou em Governador Valadares para cadastrá-lo.

Caso não possa comparecer à Central de Atendimento, enviar um e-mail para faleconosco@ufjf.edu.br, anexando uma solicitação por escrito escaneada com a sua assinatura junto com uma imagem escaneada de seu documento de identidade.

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Como acesso a rede UFJF-Wifi ou eduroan?

O acesso à UFJF-Wifi ou a eduroam é feito por das credenciais de acesso ao Siga.

Configurações básicas:
Método EAP: PEAP
Autenticação da Fase 2: MSCHAPV2
Certificado: Não validar
Identidade: número de CPF/login do Siga
Identidade Anônima: em branco
Senha: Senha do Siga

Para verificar as configurações específicas para o seu sistema operacional, acesse a página de serviço do CGCO.

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