Fechar menu lateral

Matrícula Privilegiada – Novo procedimento

+—————————————————————————————————————————————-+
Abertura das solicitações de matrícula privilegiada via formulário:

          ⏱  Dia 30/01/2023, às 11h

  • Prazo para inserir privilegiada no SIGA ainda na 1ª Fase: até 03/02/2023, às 10h.
  • Prazo para inserir privilegiada no SIGA ainda na 2ª Fase: até 13/02/2023, às 10h.
  • Prazo para inserir privilegiada no SIGA na 3ª Fase: de 23/02/2023 (a partir de 8:30h) a 27/02/2023 (às 10h).

+—————————————————————————————————————————————-+

📣 Prezad@ alun@s dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF,

⚠️ A MATRÍCULA EM DISCIPLINAS NA UFJF MUDOU EM 2023.1 !!!!

☑     A Resolução Congrad nº 111/2017 alterou a forma e os procedimentos de matrícula em disciplinas de todos os cursos de graduação na UFJF. Os novos procedimentos de matrícula entrarão em vigor a partir do 1º semestre de 2023, em que a matrícula será composta por 3 fases no SIGA, cujos períodos estão definidos no calendário acadêmico (Calendário UFJF 2023). Novas regras vão definir a forma de ocupação das vagas em cada uma das 3 fases.☑   IMPORTANTE: o formato do ajuste de matrícula que vinha sendo utilizado pela CCEAS até 2022.3 foi extinto e será substituído de acordo com  referida resolução.

☑   O objetivo deste formulário é atender exclusivamente as solicitações de matrícula privilegiada, que envolvem os(as) discentes formandos(as), com mais de 80% de conclusão do curso, os(as) discentes com processos de aproveitamento de disciplinas cursadas na UFJF ou em outra instituição de ensino superior (IES) ou, ainda, os discentes que se encontram em processo de migração para o currículo 1.2023.

☑   A solicitação de matrícula privilegiada via formulário é um mecanismo paralelo às 3 fases de matrículas no SIGA. A solicitação de matrícula privilegiada que for feita por meio do formulário será transportada para o SIGA ao longo das 3 fases, pela coordenação do curso para que o solicitante concorra às vagas ao mesmo tempo que os demais alunos interessados. NÃO CONFUNDAM: OS PROCESSOS DE EQUIVALÊNCIA E DE DISPENSA DE DISCIPLINAS CONTINUAM SENDO VIA CENTRAL DE ATENDIMENTO!!!  

☑   Informações incorretas no formulário podem invalidar sua solicitação.

☑   Solicitações repetidas serão desconsideradas, permanecendo a última enviada.

☑   Discentes formandos(as) que já integralizaram 80% da carga horário do curso, conforme normatiza o RAG no art. 23, §2, podem solicitar a matrícula privilegiada em disciplinas, nos casos de quebra de pré-requisitos ou coincidência de horários em até 25%. Pelo RAG, até 2 disciplinas podem ter quebra ou coincidência.

☑   Discentes que farão o processo de aproveitamento de créditos cursados na UFJF ou em outra IES, com o objetivo de obter  equivalência e/ou dispensa de disciplina(s), também podem solicitar a matrícula privilegiada. Neste caso é importante informar o número de matrícula anterior (no caso de aproveitamento de créditos na UFJF, se couber) ou fornecer os arquivos do histórico escolar e da ementa (no caso de outra instituição, devidamente autenticados). Esta solicitação está sujeita a análise e aprovação da coordenação de curso.

☑   O preenchimento do formulário deve ser feito por disciplina, ou seja, deve-se preencher o formulário para cada disciplina na qual se quer a matrícula privilegiada.

✅   Em caso de dúvidas, esclarecimentos ou alguma situação que não foi coberta pelos itens acima listados, entre em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: coord.esa@engenharia.ufjf.br.

⚠️ Atenção! No caso de matrícula privilegiada em ESA098, é necessário que o prof. orientador já tenha preenchido o formulário de Anuência do(a) orientador(a) do Trabalho Final de Curso.

Formulário de Solicitação de Matrícula Privilegiada_EAS_2023.1 – EXCLUSIVO PARA SOLICITAÇÕES DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO E DE COINCIDÊNCIA DE HORÁRIO