Grupo de Estudo Ambiental lança livro sobre agroecologia escolar

Com o objetivo de apresentar reflexões e práticas sobre a Agroecologia Escolar estabelecidas a partir do diálogo entre professores e agricultores, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou o livro “Agroecologia Escolar: quando professores/as e agricultores/as se encontram”. A produção narra o percurso, iniciado em 2016, da pesquisa sobre educação ambiental em hortas escolares e fortalecido pelo projeto de extensão da UFJF na busca do que qualificar como “Agroecologia Escolar”.

O e-book pode ser adquirido gratuitamente no site da editora do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A produção é organizada pela professora da Faculdade de Educação da UFJF e coordenadora do GEA, Angélica Cosenza, pela professora do Departamento de Geociências, Camila Neves Silva, e  pela discente do curso de História, Emanuelle dos Reis. O prefácio ficou por conta de Philippe Layargues, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo Angélica, a produção amplia o olhar para processos educativos com estudantes da escola básica e com os alunos das licenciaturas. “A questão dos Direitos Humanos é muito abordada hoje em dia e, o tema abordado no livro, faz parte desse debate pois estamos incluindo os pequenos agricultores, sujeitos que, historicamente, são invisibilizados. Privilegiamos os saberes relativos a natureza e a horta, promovendo os direitos dessas pessoas.” O livro é voltado para professores das escolas de educação básica e docentes em formação que desejem trabalhar temas relativos à questão da agroecologia, da relação campo cidade e da educação ambiental como um todo.

Continua…