Fechar menu lateral

Ingresso por Vagas Ociosas

ORIENTAÇÕES PARA ALUNOS INGRESSANTES ATRAVÉS DE EDITAL DE VAGAS OCIOSAS:

 

  1. Atente-se a todos os prazos definidos no respectivo edital e/ou eventualmente publicados pela CDARA. É responsabilidade do candidato cumprir todos os prazos de pré-matrícula, matrícula, envio de documentos, etc. O não cumprimento dos prazos estabelecidos poderá resultar na perda da vaga.
  2. Conheça a grade do curso no qual você está ingressando e as ementas de cada disciplina, para que você possa analisar quais disciplinas você poderá requerer a dispensa, considerando o que você já cursou em outro curso da UFJF ou em outra Instituição. Você deve verificar também, na grade do curso, quais são os pré-requisitos de cada disciplina.
  3. Consulte no SIGAx os Planos departamentais para você escolher em quais turmas você deseja solicitar a matrícula, tendo em vista a disponibilidade de vagas e os horários de aula disponíveis, sempre respeitando os pré-requisitos de cada disciplina.
  4. Conheça o calendário acadêmico vigente da UFJF, que se aplique ao seu curso.
  5. Conheça os procedimentos de seu curso para requerimento de matrículas em disciplinas.
  6. Preencha o Formulário de Solicitação de Matrícula Privilegiada, seguindo as instruções fornecidas pela coordenação de seu curso. É fundamental você verificar se você tem os pré-requisitos necessários para se matricular na disciplina desejada, considerando o que você já cursou no curso de origem. (O formulário será aberto dia 29/08/2025, às 08h00 da manhã. As aulas do 2º semestre letivo de 2025 se iniciam em 16/09/2025. O último dia para solicitar matrícula é dia 26/09/2025, até 10h00 da manhã. Não perca o prazo, senão seu vínculo com a UFJF poderá ser cancelado.) (Os ingressantes do 2º semestre de 2025 também devem acessar a página publicada em 18/09/2025, caso precisem solicitar alguma disciplina do 1º período: Novas vagas em disciplinas do 1º período disponibilizadas para ingressantes do edital de vagas ociosas e veteranos que estão devendo alguma dessas disciplinas.)
  7. Verifique no site do curso se a coordenação já analisou sua solicitação.
  8. Consulte no SIGA se sua solicitação já foi atendida e verifique seu comprovante de matrícula. (As solicitações enviadas durante as 1ª, 2ª e 3ª fases só são deferidas/indeferidas após o término da análise do CGCO referente à fase na qual a solicitação foi inserida. Essas datas estão definidas no Calendário Acadêmico.)
  9. Formalize o requerimento de dispensa de disciplinas, seguindo as instruções publicadas pela Central de Atendimento (CAT), através do e-mail faleconosco@ufjf.br ou do WhatsApp (32) 2102-3911, no período definido no Calendário Acadêmico.
  10. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a equipe administrativa da Coordenação de seu curso através do e-mail secretaria.eletrica@ufjf.br ou do telefone (32) 2102-3444 (preferencialmente no turno da manhã). O atendimento presencial na sala 4140 da Faculdade de Engenharia também pode ser realizado, embora NÃO é necessário.