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Matrícula

 
ATENÇÃO :  Leia todas as informações abaixo ANTES de solicitar suas matrículas.

A partir da Resolução Nº 111/2017 do CONGRAD, foi criado um novo processo de matrícula nas disciplinas dos cursos de graduação da UFJF. Este processo foi implantado no 1º semestre de 2023 e é composto por 3 etapas de matrícula no SIGA, com novas regras para ocupação das vagas ociosas nas disciplinas em cada uma das 3 etapas. Desde 2023, todas as solicitações regulares de matrículas dos discentes são realizadas direta e exclusivamente no SIGA, não havendo mais abertura de Formulário Eletrônico de Ajustes pelas coordenações. Portanto, não perca nenhuma das 3 etapas do processo de matrícula no SIGA — veja abaixo o CRONOGRAMA 2025/1 — pois você poderá ficar sem a vaga.

 

   EXCEÇÃO À MATRÍCULA REGULAR PELO SIGA 

SE E SOMENTE SE você precisa solicitar alguma matrícula que envolva quebra de pré-requisitos ou coincidência de horários — exclusivo para formandos, isto é, discentes que tenham 80% ou mais de carga horária integralizada no curso, ou para discentes que abriram pela CAT processo de aproveitamento de disciplinas — é que será necessário registrar solicitação de matrícula através do Formulário Eletrônico de Matrícula Privilegiada, complementando as solicitações regulares pelo SIGA. Também nos casos onde esteja ocorrendo algum erro de cadastro de pré-requisito nas solicitações regulares durante as três etapas no SIGA, você também poderá registrar uma solicitação de matrícula através do Formulário Eletrônico de Matrícula Privilegiada. O registro de solicitações de matrícula privilegiada através do formulário eletrônico deverá ser feito o mais rapidamente possível, a partir do início da 1ª Etapa do CRONOGRAMA 2025/1, pois solicitações privilegiadas necessitam de análise prévia pela coordenação antes de ser efetivadas. Caso sejam válidas, são inseridas pela secretaria no SIGA, para que sejam processadas juntamente com as solicitações regulares de matrículas feitas no SIGA durante os períodos de Análise de Matrícula pelo CGCO. Portanto, não deixe para a última hora, pois você poderá ficar sem a vaga pretendida. Também em caráter excepcional, a matrícula em TCC é feita separadamente pela secretaria, através de solicitação pelo Formulário Eletrônico de Matrícula em TCC.

 

CRONOGRAMA 2025/1


  • 27/03/25 a 31/03/25: Matrícula feita pelos acadêmicos para 2025/1, no SIGA – 1ª Etapa
Nesta primeira fase de matrícula, o discente faz as suas solicitações de matrícula nas disciplinas/turmas diretamente no SIGA. O preenchimento das vagas nas turmas levará em consideração a reserva de vagas para cada curso (ou seja, o discente só será matriculado em turmas que tenham reserva de vagas para o seu curso), considerando a ordem de prioridades definidas no RAG (IRA, reprovação, etc). NÃO É POR ORDEM DE CHEGADA, MAS NÃO PERCA O PRAZO!

 


  • 01/04/25 a 02/04/25: 1ª Análise de matrícula pelo CGCO
O CGCO processará as solicitações realizadas nesta 1ª etapa. Após o término deste período de análise, consulte o SIGA.

 


  • 03/04/25 a 05/04/25: Matrícula feita pelos acadêmicos para 2025/1, no SIGA – 2ª Etapa
ATENÇÃO: O discente deverá verificar no SIGA em quais disciplinas solicitadas na 1ª Etapa sua matrícula foi aceita. Caso necessário, o discente deverá inserir novas solicitações na 2ª Etapa. Nesta 2ª Etapa de matrícula, o discente poderá solicitar alteração de matrícula e solicitar inclusão de turmas nas quais não há reserva de vagas para o seu curso, desde que as disciplinas desejadas integrem a grade curricular do curso do discente. Para aumentar as chances de conseguir a vaga, procure escolher turmas que tenham vagas reservadas para o seu curso. O preenchimento das vagas nas turmas levará em consideração, prioritariamente, o perfil de reserva de vagas da turma, além das prioridades definidas no RAG. As vagas restantes da turma serão alocadas para todos os discentes que possuem a disciplina em sua grade curricular, sem reserva de quantitativo de vagas para estes cursos. NÃO É POR ORDEM DE CHEGADA, MAS NÃO PERCA O PRAZO!

 


  • 07/04/25: Ajustes no plano departamental
Visando maximizar o sucesso no processamento das matrículas, os chefes de departamento poderão, neste curto período de tempo, realizar ajustes na reserva de vagas das disciplinas.

 


  • 08/04/25 a 09/04/25: 2ª Análise de matrícula pelo CGCO
O CGCO processará as solicitações realizadas nesta 2ª etapa. Após o término deste período de análise, consulte o SIGA.

 


  • 10/04/25 a 12/04/25: Matrícula feita pelos acadêmicos para 2025/1, no SIGA – 3ª Etapa
ATENÇÃO: O discente deverá verificar no SIGA em quais disciplinas solicitadas na 2ª Etapa sua matrícula foi aceita. Caso necessário, o discente deverá inserir novas solicitações na 3ª Etapa. Na 3ª Etapa de matrícula, o discente poderá solicitar alteração de matrícula e incluir qualquer turma oferecida no período letivo. O preenchimento das vagas na turma levará em consideração prioritariamente o perfil de reserva de vagas da turma, além das prioridades definidas no RAG. As vagas restantes da turma serão distribuídas sem reserva para nenhum curso, seguindo as prioridades definidas no RAG. NÃO É POR ORDEM DE CHEGADA, MAS NÃO PERCA O PRAZO!

 


  • 14/04/25: 3ª Análise de matrícula pelo CGCO
O CGCO processará as solicitações realizadas nesta 3ª etapa. Após o término deste período de análise, consulte o SIGA.

 


  • 15/04/25 a 09/05/25: Ajustes Finais de Matrícula pelos Coordenadores e Secretaria
Encerradas a 1ª, 2ª e 3ª etapas, neste período pós-SIGA os coordenadores e a secretaria se concentram prioritariamente nas solicitações de matrículas privilegiadas e de TCC, que são as solicitações excepcionais que precisam ser analisadas uma a uma, manualmente, tais como as solicitações que envolvem quebra ou falta de pré-requisitos, coincidências de horários (só para formandos) e análise de processos de dispensa de disciplinas abertos pelos discentes. Este período também é reservado pelos coordenadores e secretaria para ajustes de algumas demandas pontuais dos discentes, caso ainda existam e seja possível atendê-las.

 

Caso haja algum ajuste pontual nas matrículas não resolvido ao longo das 3 etapas no SIGA, tal ajuste poderá ser solicitado pelo e-mail secretaria.eletrica@ufjf.br, pelo fale com a coordenação, pelo telefone (32) 2102-3444 ou pessoalmente na secretaria das coordenações de Engenharia Elétrica – sala 4140 da Faculdade de Engenharia – com os servidores Bruno ou Rafaela, no horário de 8:30 às 17:30. Ressaltamos que para solicitar ajustes não é necessário ir presencialmente à secretaria das coordenações.

 


  • 22/04/25 – INÍCIO DAS AULAS 2025/1 ✅

 

 LINKS IMPORTANTES DA MATRÍCULA 2025/1 

(1) Solicitação de matrícula privilegiada e de matrícula em TCC, com acompanhamento das solicitações

(2) Calendário Acadêmico da Graduação – Ano 2025

Em caso de dúvidas, esclarecimentos ou outra questão, fale com a coordenação e a secretaria através do formulário web:
 bit.ly/falecoords-ufjfeletrica