Fechar menu lateral

Cartilha docente: orientações básicas

Este documento foi revisado e finalizado em março de 2025 pela Secretaria da Faculdade de Enfermagem – UFJF

Clique aqui para acessar o documento completo em PDF (tamanho 3.8 KB)

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA 
Gestão 2024-2028 

Reitora
Profa. Dra. Girlene Alves da Silva
Vice-Reitor
Prof. Dr. Telmo Mota Ronzani

FACULDADE DE ENFERMAGEM
Gestão 2022-2026

1 APRESENTAÇÃO

1.1 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA FACENF

I – Direção;
II – Congregação;
III – Conselho de Unidade;
IV – Departamentos;
V – Coordenação de curso de graduação;
VI – Colegiado de Curso de Graduação;
VII – Coordenação de Pós-graduação;
VIII – Colegiado da Pós-Graduação.

1.2 DIREÇÃO
Diretora: Angélica da Conceição Oliveira Coelho
Ramal: 221
Vice-Diretora: Kelli Borges dos Santos
Ramal: 3298
email: direcao.enfermagem@ufjf.br

1.3 DEPARTAMENTOS
1.3.1 Departamento de Enfermagem Aplicada (EAP)
Chefe: Luciane Ribeiro
Subchefe: Angela Maria Correa Gonçalves
Ramal: 206
email: eap.enfermagem@ufjf.br
Composição de docentes do departamento.

1.3.2 Departamento de Enfermagem Básica (EBA)
Chefe: Elisa Oliveira Marsicano de Souza
Subchefe: Herica Silva Dutra
Ramal: 204
email: eba.enfermagem@ufjf.br
Composição de docentes do departamento.

1.3.3 Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (EMP)
Chefe: Monalisa Cláudia Maria da Silva
Subchefe: Zuleyce Maria Lessa Pacheco
Ramal: 205
email: emp.enfermagem@ufjf.br
Composição de docentes do departamento.

1.4 COORDENAÇÕES
1.4.1 Coordenação do curso de Graduação
Coordenadora: Fabíola Lisboa da Silveira
Vice-Coordenadora: a definir
Ramal: 201
email: coord.enfermagem@ufjf.br

1.4.2 Coordenação do Curso de Especialização Lato Sensu
Especialização em Enfermagem em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva (Adulto e Neonato-Pediátrica)
Coordenador: Fábio da Costa Carbogim
Secretário: Wemerson Salvador Victor
Ramal: 200

1.4.3 Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu
Coordenador: Fábio da Costa Carbogim
Vice-Coordenador: André Luiz Silva Alvim
email: ppg.enfermagem@ufjf.br 

1.5 LABORATÓRIOS
Coordenadoras dos laboratórios: docente Ana Paula Riberto Lopes e TAE técnica em enfermagem Margarete Ferrari Costa
email: laboratorios.enfermagem@ufjf.br
Servidores, cargos e horários de funcionamento – Técnicos em Enfermagem.

1.6 SECRETARIA
Chefe de Secretaria: Caroline Lagrotta da Veiga
Subchefe de Secretaria: Ana Clara Campos dos Santos
email: secretaria.enfermagem@ufjf.br
Ramais: 200 e 222
Servidores, cargos e horários de funcionamento – Secretaria e Coordenação.

1.7 TERCEIRIZADOS
Auxiliar administrativo: a ser definido(a) pela empresa – Ramal: 200
Auxiliares de serviços gerais: Soly Rose, Raquelina e Telmo.
Portaria: Antônio e Alexandre. Ramal: 225

1.8 SITES E REDES SOCIAIS
Instagram Facenf: @facenf.ufjf
Site geral/graduação: www2.ufjf.br/enfermagem

Instagram PPG: @ppg_enf_ufjf
Site do PPG: www2.ufjf.br/pgenfermagem

1.9 REVISTA DE ENFERMAGEM DA UFJF
Editor-chefe: André Luiz Silva Alvim
Ramal: 223
Instagram: @revistaenfermagemufjf
Site: periodicos.ufjf.br/index.php/enfermagem

1.10 OUTROS RAMAIS

Salas de docentes do EAP
208 – Denise, Ricardo, Roberta
209 – Geovana, Girlene
214 – Sala 05 – Grupo de Pesquisa
218 – Angela, Fábio
220 – Adélia, Andyara, Thaís
224 – André, Jaqueline

Salas de docentes do EBA
203 – Angélica, Kelli, Elenir
212 – Maria Tereza, Bernadete
216 – Camila, Thiago
219 – Ana Paula, Elisa

Salas de docentes do EMP
202 – Maria Vitória
207 – Suellen
210 – Delmar, Paula
211 – Natália
217 – Fabíola, Monalisa

1.11 CATÁLOGO DE CONTATOS SETORIAIS DA UFJF
Link: www2.ufjf.br/cat/contato/catalogo_contatos

1.12 LEGISLAÇÕES (links)

2 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA (SIGA)
Link: siga.ufjf.br
Login: CPF + senha

2.1 Primeiro acesso e email institucional

  • O servidor ativo permanente sem SIAPE cadastrado no SIGA (cuja investidura no cargo tenha ocorrido recentemente) deve aguardar a conclusão do seu cadastro pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), ou se preferir, entrar em contato direto com esta Pró-Reitoria, caso entenda que houve algum problema ou queira tirar alguma dúvida em relação ao seu cadastro.
  • Primeiro acesso ou recuperação de senha: Acessar a página siga.ufjf.br, clicar em “Primeiro Acesso” ou em “Esqueci minha senha”. Será enviado um email com as instruções de acesso.
  • Atentar para as mensagens na tela inicial do Siga, em relação às avaliações de disciplina, avaliações de desempenho, avaliações institucionais, processos eleitorais, consultas públicas, etc.
  • Criação de email institucional:  acessar o SIGA 3 (azul) > Email Institucional > Google > Criar Email Pessoal.

2.2 Lançamento de notas

Observação: As notas são lançadas pelo(a) coordenador(a) de cada disciplina. Caso não consiga lançar as notas, entre em contato com o departamento que oferece a disciplina em questão, uma vez que o(a) chefe de departamento é o(a) responsável por alocar/desalocar docentes à disciplina.

Novidade: Docentes poderão consolidar as notas finais individualmente no histórico dos(as) estudantes. Essa melhoria permite o registro da nota final sem a necessidade de lançar simultaneamente as notas dos(as) discentes vinculados à disciplina. A nova funcionalidade já está disponível no sistema, por meio da coluna “Consolidar”, que direciona o(a) docente para confirmação da nota individual do(a) estudante.

Dúvidas frequentes

2.3 Lançamento de frequência

2.4 Outras funcionalidades do SIGA azul 

  • Consulta a turmas cadastradas pela chefia de departamento para o docente, consulta a alunos matriculados: acessar o SIGA 3 > Acadêmico > Turmas.
  • Consultar o plano de ensino de cada disciplina lotada no departamento: acessar o SIGA 3 > Acadêmico > Plano de ensino.
  • Cadastrar projetos de extensão, bem como consultar os projetos em andamento: acessar o SIGA 3 > Extensão > Projetos”.
  • Acessar todos os projetos dos quais o docente faz parte: acessar o SIGA 3 > Bolsas
  • Dúvidas frequentes sobre bolsas.

2.5 SIGA Laranja

  • Acessar informações relacionadas aos seus próprios dados cadastrados na UFJF: acessar o SIGA (Laranja) > Recursos Humanos.
  • Cadastro nos cursos de capacitação oferecidos pela UFJF: acessar o SIGA (Laranja) > Recursos Humanos > Capacitação > Formulário de Inscrição. Selecionar o curso e solicitar anuência à chefia imediata para sua realização Uma das capacitações a serem oferecidas será “O servidor público na UFJF: carreira em perspectiva”.

2.6 SigaX
Usuários da UFJF devem se logar usando CPF e usuários externos, o email. Os sorteios culturais são acessados por este sistema de informatização, que se encontra em fase de implantação e aprimoramento. As funções de pós-graduação e extensão deverão migrar para o SigaX, mas as funcionalidades ainda não estão ativas.

3 SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI)

O SEI é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa através da criação e tramitação de processos totalmente em meio eletrônico, sem a necessidade de elaboração de documentos em papel.

3.1 Acesso de servidores
Link para acesso de servidores: sei.ufjf.br
Login: SIAPE + senha do SIGA

3.2 Orientações básicas
Guia do Usuário SEI da UFJF: SEI Usuário Básico – UFJF
Capacitação – Escola Nacional de Administração Pública (ENAP): SEI! USAR

3.3 Procedimentos Operacionais Padrões dos processos mais utilizados

Processos gerais

  • ADM:Geral 001 – Ofício (criar processo de ofício no SEI para solicitações, informações e encaminhamentos).
  • ADM:Geral 003 – Declarações (processo criado especialmente com a finalidade de inserir declaração de vedação do nepotismo no SEI).

Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)

  • Para cadastro de Projetos de Extensão (solicitar o cadastro de Projetos de Extensão vinculados a disciplinas extensionistas) e cadastro de Bolsista/Voluntário (solicitar o cadastro de bolsistas ou voluntários em projetos de extensão): acesse os formulários da PROEX.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE)

  • PESSOAL 01: Férias (requerer agendamento inicial ou alteração de férias).
  • PESSOAL 07: Progressão/Promoção de Docente (após o cumprimento do interstício de 24 meses de efetivo exercício em cada, os servidores do quadro efetivo das Carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, mediante aprovação em avaliação de desempenho, deverão requerer a sua progressão/promoção para o nível ou classe seguinte, conforme o caso).
  • PESSOAL 10: Aceleração da Promoção e/ou Retribuição por Titulação (após a conclusão de um curso de Pós-Graduação, os servidores do quadro efetivo das Carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, após aprovação em Estágio Probatório, independente de cumprimento de interstício da última progressão/promoção, fazem jus à promoção de uma classe para outra, de acordo com a titulação que possuir).
  • PESSOAL 82: Ação de Desenvolvimento em Serviço (auxiliar os servidores, chefias  e Pró-reitoria de Gestão de Pessoas no controle de frequência durante a execução de ações de desenvolvimento que não necessitarem de afastamento e que ocorrerem durante o horário de jornada de trabalho do servidor).
  • PESSOAL 90: Treinamento Regularmente Instituído (requerimento de Treinamento Regularmente Instituído pelos servidores da UFJF).

Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)

  • PROGRAD BOLSAS 06: Monitoria (selecionar discentes para monitoria de disciplinas).

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP)

Pró-Reitoria de Gestão e Finanças (PROGEFI)

  • SCDP 02: Afastamento nacional servidores (este processo tem por objetivo a solicitação de afastamento no país a serviço para participação em missão de interesse institucional).
  • SCDP 03: Afastamento internacional servidores (este processo tem por objetivo a solicitação de afastamento do país a serviço/capacitação para participação em missão de interesse institucional).

4 SOUGOV

Este aplicativo permite ao servidor consultar férias, contracheque, comprovante de rendimentos, além da inserção de atestados médicos, entre outras funcionalidades.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.