O Regulamento de Atividades Complementares, em consonância com o Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG), Resolução nº 23/2016 do CONGRAD, e proposições da Resolução nº 584/2018, Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em Educação Física, dispõe sobre o regime de Atividades Complementares próprias do curso de Graduação em Educação Física da UFJF, Campus Governador Valadares, e estabelece a sua forma de realização e posterior validação pela Coordenação de Curso.
Compreendem-se como Atividade Complementar (AC’s) aquelas desenvolvidas pelos discentes com objetivo de adquirir conhecimentos de forma autônoma que enriqueçam a formação discente e que não se confundem com as atividades acadêmicas similares de caráter obrigatório, exigida para integralização da carga horária do curso.
As AC’s devem atender, em geral, os objetivos do ensino, da pesquisa e extensão, podendo ser cumpridas pelo aluno sob as várias formas à sua escolha, com o cumprimento mínimo de carga horária demandada no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), respectivo a entrada discente para o curso de Graduação em Educação Física.
A escolha das AC’s deverá objetivar a flexibilização do currículo base e a contextualização do ensino e aprendizagem, propiciando ao discente a ampliação epistemológica, a diversificação temática e o aprofundamento interdisciplinar como parte do processo de individualização da sua formação acadêmica. As AC’s a serem validadas estão organizadas em Ensino, Pesquisa e Extensão. São exemplos de AC’s àquelas atividades com comprovada participação em: projetos de iniciação científica; projetos e programas de extensão; programas de monitoria e de treinamento profissional; grupos de estudos e pesquisa; eventos técnicos, artísticos e científicos; representações estudantis; estágios extracurriculares; produções científicas e culturais; cursos de línguas e de formação livres; organização e representação em eventos esportivos, extensionistas ou com cunho social-cidadão; assim como ações institucionais da UFJF, do curso ou organizações estudantis visando o acolhimento estudantil.
Há calendário próprio, divulgado a cada início de semestre letivo para a comunidade acadêmica, com etapas, prazos, responsáveis e procedimentos. Aqueles discentes que se caracterizam como formandos(as) no período letivo vigente são os principais interessados.
Atualmente, a Comissão de AC’s, Órgão suporte à Coordenação de Curso na análise e gestão, é composta pelos seguintes membros:
Lucas Savassi Figueiredo (e-mail: lucas.savassi@ufjf.br)
Raquel de Magalhães Borges (e-mail: raquel.borges@ufjf.br)
Rubian Diego Andrade (e-mail: rubian.andrade@ufjf.br)
Toda a documentação sobre sua regulação, gestão e aproveitamento, assim como template para condução de requerimento discente para aproveitamentos podem ser acessados através dos links abaixo:
Regulamentos e tabelas de validação
Regulamento das Atividades Complementares PPC|Currículo 2014
Tabela de Validação de Atividades Complementares PPC|Currículo 2014
Regulamento das Atividades Complementares PPC|Currículo 2022
Tabela de Validação de Atividades Complementares PPC|Currículo 2022
Regulamento das Atividades Complementares PPC|Currículo 2023
Tabela de Validação de Atividades Complementares PPC|Currículo 2023
Procedimentos Operacional Padrão (POP), requerimentos, guias e declarações para solicitação de análise
Procedimento Operacional [passo a passo de tramitação] (POP)
Requerimento Validação das Atividades Complementares (PDF)
Guia de Recebimento das Atividades Complementares (PDF)
Declaração de originalidade documental [quando solicitado por e-mail] (PDF)
Calendário de AC’s