Fechar menu lateral

Projetos de pesquisa

Nesta página é possível encontrar os principais projetos, grupos de estudos e núcleos de pesquisas que se encontram ativos, cujas execuções envolvem a participação de professores do Departamento de Educação Física.


NÚCLEOS E GRUPOS DE PESQUISAS:
  • Núcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade (NECOS): Formado em 2014, esse grupo dedica-se ao estudo e produção do conhecimento na interseção da Educação Física com aspectos teóricos e metodológicos das Ciências Humanas e Sociais em suas vertentes predominantemente qualitativas, a partir das articulações temáticas entre: corpo, práticas corporais esportivas, lazer, cultura, sociedade, marcadores sociais da diferença, imagem corporal e memória. O grupo tem caráter interdisciplinar e interinstitucional, construindo e disseminando saberes e práticas acadêmicas de pesquisa na busca coletiva pela produção do conhecimento.  

        Líder do Grupo:

Prof. Dr. João Paulo Fernandes Soares

Email: joaopaulosoaresufjf@gmail.com

Linhas de Pesquisa:  

Socioantropologia das práticas corporais esportivas e do lazer

Coordenação: Prof. Dr. João Paulo Fernandes Soares

Corpo, Cultura e Imagem Corporal

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Henrique Berbert de Carvalho

Estudos socioculturais, Esporte, Lazer e Memória  

Coordenação: Profa. Dra. Sarah Teixeira Soutto Mayor

Educação socioambiental e práticas corporais alternativas  

Coordenação: Profa. Dra. Raquel de Magalhâes Borges

Site do NECOS (abre em nova janela).

 Espelho do Grupo de pesquisa NECOS CNPq (abre em nova janela).

  • Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Aplicadas ao Futebol (GEPCAF): Fundado em 10 de maio de 2017, como parte da proposta de execução do projeto de extensão “Futebol base para o futuro”, o grupo vem desenvolvendo suas atividades e tem por finalidade congregar professores, pesquisadores e estudiosos do futebol e áreas afins, integrados a instituições de ensino, pesquisa, entidade recreativa ou desportiva. O GEPCAF tem como missão contribuir para a geração e difusão de novos conhecimentos que permitam a melhoria do ensino de graduação e de pós-graduação por meio da inserção de estudos de caso e de investigação científica, bem como a compreensão do futebol e de suas formas de organização na sociedade ao permitir a capacitação de recursos humanos, inovação, intervenção e assessoria no contexto do tripé pesquisa-ensino-extensão. Para atingir seus fins, o GEPCAF promove reuniões técnico-científicas, cursos, assessorias, consultorias, e dissemina a produção de conhecimento por meios de publicação de artigos, livros, resumos, etc.

Líderes GEPCAF:

Cristiano Diniz da Silva

Sarah Teixeira Soutto Mayor

Danilo Reis Coimbra

Heglison Custódio Toledo

       Linhas de Pesquisa:

Processos formativos do futebolista; Simulação, monitoramento e gerenciamento de carga de trabalho no futebol; Fadiga, estratégias e cinéticas recuperativas; Análise de jogo; Métricas de desempenho.

Estudo histórico-social da constituição do futebol enquanto esporte moderno e de suas particularidades no contexto nacional e mineiro; compreensões de suas possíveis relações com a política, a economia, o nacionalismo, o poder e os processos educativos de maneira geral.

  • Grupo de Extensão e Pesquisa em Lazer, Aventura e Sustentabilidade – GEPLAVS: Criado em 2023, o GEPLAVS tem como foco contribuir para a produção do conhecimento dos Estudos do Lazer em suas diferentes interfaces. Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão, dialogando com a Educação Física, como sub-área da saúde, o Lazer e a Educação Ambiental, em diferentes contextos e públicos. Além disso, sensível às questões sociais e ambientais latentes, o grupo acredita no processo de formação profissional para além da formação acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional de docentes e discentes da UFJF-GV. Possui parcerias com outras instituições de ensino superior no Brasil, como o Nupecis (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Saúde) da Udesc/Cefid e o LEL (Laboratório de Estudos do Lazer), empresas e ONG’s e compreendam as práticas no lazer como agentes de impacto e transformação social.

Lider do grupo: Prof. Dr. Rubian Diego Andrade

Linhas de Pesquisa:

  • Atividade Física, Saúde e Lazer;
  • Formação e Atuação Profissional em Lazer e Esporte;
  • Práticas Corporais de Aventura;
  • Sustentabilidade;

Espelho do Grupo de Pesquisa em Lazer, Aventura e Sustentabilidade – GEPLAVS (abre em nova janela).

  • Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde e Desempenho Físico: O Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde e Desempenho Físico foi criado em março de 2020 pelo com o objetivo de estimular discentes das áreas da saúde na busca pela excelência da prática profissional baseada em evidências. No grupo são discutidos, de forma multidisciplinar, os assuntos saúde/doença (prevenção, manutenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas) e desempenho físico nas diferentes modalidades, com foco na qualidade dos estudos (base epidemiológica e bioestatística), visando a aplicação do conteúdo na prática acadêmica e profissional. Paralelamente, o grupo desenvolve projetos de pesquisa (graduação e pós- graduação) e extensão nas áreas de biodinâmica do movimento e tecnologias em saúde.

Lider do Grupo: Prof. Dr. Luís Fernando Deresz
E-mail: luisfernando.deresz@ufjf.br

Linhas de pesquisa:

Estratégias de avaliação, promoção, prevenção e intervenção em saúde;

Atividade física na saúde e no desempenho físico;

Espelho do Grupo de Pesquisa no CNPq (abre em nova janela).

  • Núcleo Interprofissional de Estudos e Pesquisas em Imagem Corporal e Transtornos Alimentares (NICTA/CNPq/UFJF): Fundado em 2020 o NICTA é um grupo interprofissional que trabalha no campo de estudos e pesquisas em imagem corporal e transtornos alimentares. Participam do grupo profissionais de diversas áreas de formação e que têm em comum o interesse em temas associados à imagem corporal e transtornos alimentares.

Líder do grupo:Prof. Dr. Pedro Henrique Berbert de Carvalho

Pesquisadores associados: Prof. Dra. Clara Mockdece Neves (UFJF)

Linhas de pesquisa: “Avaliação e intervenção em imagem corporal e transtornos alimentares” e “Psicometria – Elaboração e Validação de Instrumentos Psicológicos”

Espelho do grupo no diretório de grupos de pesquisa do CNPq (abre em nova janela)

  • Núcleo de estudos em Biodinâmica do Movimento e Saúde – NEBIMS:criado no ano de 2017 e está vinculado ao Departamento de Educação Física da UFJF/GV. Congrega docentes e discentes do curso de Educação Física, Fisioterapia e outros cursos da área da saúde que realizam atividades de ensino,
    pesquisa, extensão e treinamento profissional. Os objetivos do NEBIMS são: formar e capacitar novos pesquisadores e profissionais de saúde; produzir conhecimentos e divulgar informações científicas; desenvolver pesquisa e intervenções de cuidado a saúde da população. As reuniões do grupo de estudos semanais são abertas ao público. A atuação e investigação da equipe estão inseridas dentro da grande área Biodinâmica do Movimento e Saúde, destacando: Treinamento físico em populações especiais; Envelhecimento humano; Epidemiologia da Atividade Física e do Comportamento Sedentário; Capacidade funcional e Comportamento motor; Avaliação Física e postural.

Líderes:
Meirele Rodrigues Gonçalves
Silvana Lopes Nogueira Lahr
Simara Regina de Oliveira Ribeiro

Linhas de Pesquisa:
Avaliação Física e Funcional do Idoso
Capacidade funcional e Comportamento motor
Efeitos do treinamento físico nos fatores de risco para doenças crônicas
Envelhecimento humano
Epidemiologia da Atividade Física e do Comportamento Sedentário
Treinamento físico em populações especiais

Página no Instagram do NEBIMS:
https://instagram.com/nebimsufjfgv?igshid=MzRlODBiNWFlZA==Link de acesso ao Espelho do NEBIMS no diretório de Grupos do CNPQ:
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3994760560929043

  • Grupo de Estudos e Pesquisa em Ginástica da UFJF-GV: Implementado em abril de 2023, como parte da proposta de execução do projeto de extensão “Iniciação à Ginástica: saúde e qualidade de vida para a família”, o grupo tem como objetivo sistematizar estudos e desenvolver pesquisas na área das Ginásticas, principalmente nas temáticas relacionadas aos aspectos pedagógicos, físico-motores, psicológicos e sociais da prática.

Líder do Grupo:
Profa. Dra. Josária Ferraz Amaral
E-mail: josaria.ferraz@ufjf.br

Linhas de Pesquisa:
Ginástica e promoção da saúde;
Ginástica e treinamento esportivo;
Pedagogia da Ginástica;
Aspectos psicológicos e sociais envolvidos com o exercício físico e o esporte.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica da UFJF-GV é certificado pelo CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3616016655536074

  • Grupo de Investigação em Psicologia do Esporte e do Exercício: Fundado em outubro de 2021 o GIPEE é um grupo de investigação interessado em desenvolver pesquisas nas diferentes temáticas da psicologia dos esportes em contextos como a iniciação esportiva, a formação de atletas e o alto rendimento. Temas desenvolvidos incluem: a motivação, enfrentamento, habilidades psicológicas, personalidade do atleta, coesão, liderança, entre outros. Ainda, na temática da psicologia do exercício físico, o GIPEE investiga as repercussões psicológicas da prática de atividade física e exercício físico. Os temas desenvolvidos incluem: efeitos do exercício físico no sono, bem-estar, estresse, ansiedade e humor, modelos de comportamento, desde a criança até o idoso.

O GIPEE possui interface com a Extensão por meio do Projeto Fique Ativo.

Líder do Grupo:Prof. Dr. Danilo Reis Coimbra

E-mail: danilo.coimbra@ufjf.br


  • Grupo de Pesquisa em Comportamento Motor e Neurociências – (CoMNeuro/UFJFGV)

Fundado no ano de 2023, o CoMNeuro visa fomentar a produção do conhecimento nas áreas de Comportamento Motor e Neurociências na Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares. É composto por pesquisadores e discentes de Graduação e Pós-Graduação de diversas Instituições de Ensino Superior. Tem como objetivo o fortalecimento e ampliação da área de conhecimento bem como a formação de recursos humanos e divulgação científica.

Líder do Grupo: Profa. Dra. Lidiane Aparecida Fernandes

e-mail: lidiane.fernandes@ufjf.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5021585349005971

Linhas Pesquisa:

  • Avaliação do Desempenho Humano
  • Modulação da resposta central no controle motor
  • Processos neurobiológicos e comportamentais relacionados à aprendizagem e controle motor
PROJETOS DE PESQUISA:
  • Intervenção preventiva em distúrbios de imagem corporal, transtorno alimentar e dismorfia muscular de jovens adultos brasileiros: um ensaio clínico controlado randomizado em minorias sexuais masculinas: Homens homossexuais e bissexuais têm apresentado maior fator de risco para o desenvolvimento de distúrbios de imagem corporal, transtornos alimentares e dismorfia muscular comparação a homens heterossexuais.Por essa razão, intervenções preventivas são indicadas, como forma de minimizar o aumento na prevalência e incidência desses transtornos. Contudo, para que esse tipo de intervenção auxilie indivíduos na prevenção desses sinais e sintomas, faz-se necessário que a eficácia dessa proposta seja capaz de apresentar resultados cientificamente robustos. Apesar de algumas intervenções já terem sua aceitação e eficácia comprovada em outros países, no Brasil a proposta de intervenção específica para minorias sexuais masculinas (PRIDE Body Project) ainda não foi testada. Logo, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a aceitação e eficácia do PRIDE Body Project, baseado na Dissonância Cognitiva, na redução dos fatores de risco, bem como no aumento dos fatores de proteção para o desenvolvimento de distúrbios de imagem corporal, transtornos alimentares e dismorfia muscular em jovens adultos brasileiros de minorias sexuais.

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Henrique Berbert de Carvalho

Aluno bolsista BIC/UFJF: Yuri Pereira Reis

Aluno voluntário VIC/UFJF: Lucas Henrique Rodrigues Almeida

Integrantes: Maurício Almeida (Doutorando), Cleonaldo Gonçalves dos Santos (Mestrando), Mauro Lúcio de Oliveira Júnior (Mestre) e Tiffany A. Brown (Colaboradora externa).

  • Intervenção preventiva na redução de fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares e sua eficácia no aumento da alimentação intuitiva, apreciação corporal e autoestima em jovens adultas: um ensaio clínico controlado randomizado: O presente estudo é caracterizado como quantitativo, por meio de dois desenhos distintos de estudo, realizados de modo sequencial: transversal e piloto de um ensaio clínico controlado e randomizado, desenho de intervenção com mascaramento aberto, três braços e seguimento de doze meses (SCHULZ et al.,2010). Tem como objetivo rastrear o comer intuitivo e as variáveis presentes no Modelo de Aceitação do Comer Intuitivo em jovens adultas brasileiras, bem como desenvolver e testar a eficácia de uma intervenção, baseada na dissonância cognitiva, por meio de um ensaio piloto no aumento do comer intuitivo no aumento apreciação corporal, na aceitação corporal pelos outros, na orientação interna do corpo, na motivação funcional para o exercício físico e na redução da internalização do ideal corporal e dos seguintes comportamentos alimentares: restrição cognitiva; alimentação descontrolada; comer emocional em jovens adultas brasileiras.

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Henrique Berbert de Carvalho

Integrantes: Thainá Richelli Oliveira Resende (Doutoranda), Edilene Márcia de Souza (Mestranda) e Marle dos Santos Alvarenga (Colaboradora externa).

  • Avaliação da qualidade do sono em atletas de Fitness Funcional: O Fitness Funcional é um exercício de alta intensidade caracterizado por combinar várias capacidades físicas e movimentos multiarticulares na mesma modalidade. É importante enfatizar que para a realização de exercícios desse tipo é necessário que o atleta esteja fisicamente recuperado entre as sessões de treinamento para que este alcance o desempenho máximo. Desta forma, a má qualidade do sono pode levar a sonolência diurna e fadiga. Assim, o presente estudo tem como objetivo descrever e avaliar o impacto das diferentes fases de treinamento e do padrão alimentar na qualidade do sono, em atletas de Fitness Funcional. Para isso será realizado um estudo transversal, descritivo, onde serão avaliados atletas de Fitness Funcional por meio de questionários online. A amostra (n=25), incluirá atletas da categoria Elite, do sexo masculino, voluntários, com idade entre 18 e 35 anos. Serão coletadas informações sociodemográficas e referentes ao treinamento físico, percepção de esforço, percepção de recuperação, dor muscular, qualidade do sono, registro e frequência alimentar.

Coordenação: Prof. Dr. Luís Fernando Deresz

Integrantes: Vinícius Vieira Benvindo (mestrando), Pedro Ian Barbalho Gualberto (mestrando) e Ramires Alsamir Tibana (colaborador externo).

  • Efeitos agudos do consumo de bebidas energéticas nos parâmetros cardiovasculares e hemodinâmicos em adultos saudáveis: uma revisão sistemática com metanálise de ensaios clínicos randomzidos Introdução: As bebidas energéticas (BE) possuem a capacidade de elevar valores de frequência cardíaca, pressão arterial e intervalo QT / QTc. A cafeína, seu principal ingrediente, é uma variável importante para essas alterações cardiovasculares. Entretanto, não há consenso sobre os efeitos agudos das BE em outros parâmetros cardiovasculares e hemodinâmicos (débito cardíaco e função endotelial). Nossa proposta é examinar os efeitos agudos das BE em diferentes parâmetros cardiovasculares e hemodinâmicos em adultos saudáveis, por meio de uma revisão sistemática com metanálise de ensaios clínicos randomizados (ECRs).

Métodos: Incluiremos apenas ECRs selecionados a partir das bases de dados eletrônicas MEDLINE (PubMed), Cochrane, LILACS, EMBASE, Web of Science e SPORTDiscus, sem restrição de data e idioma. Seguiremos as diretrizes PRISMA e a estratégia PICOS. Serão elegíveis estudos envolvendo adultos (≥ 18 anos), de ambos os sexos, saudáveis, submetidos ao consumo agudo de BE, comparados a grupo controle (água), que avaliaram desfechos cardiovasculares e hemodinâmicos (pressão arterial, frequência cardíaca, débito cardíaco, função endotelial e intervalo QT/QTc). O instrumento RoB2 da Cochrane será utilizado para avaliar o risco de viés dos estudos e GRADE para análise da qualidade geral. As análises estatísticas serão realizadas com o software R via RStudio (v1.3.959 para Windows) utilizando o pacote “Meta”. Discussão: Uma revisão sistemática envolvendo apenas ECRs que demonstraram o efeito agudo de BE nos parâmetros cardiovasculares e hemodinâmicos de adultos saudáveis poderá contribuir com os achados anteriores da literatura e melhorar a compreensão e as recomendações do consumo das BE nesta população.

Coordenação: Prof. Dr. Luís Fernando Deresz
Integrantes: Pedro Ian Barbalho Gualberto (mestrando), Vinícius Vieira Benvindo (mestrando) e Gustavo Waclawovsky (colaborador externo).

  • Efeitos físico-motores, psicológicos e sociais de um projeto de ginástica de condicionamento físico em adultos: O projeto de extensão “Iniciação à Ginástica: saúde e qualidade de vida para a família, da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, oportuniza aulas de ginástica de condicionamento físico para adultos na cidade de Governador Valadares. As aulas acontecem duas vezes por semana e são planejadas objetivando a aquisição e a ampliação de capacidades físico-motoras, interação social e diversão. Espera-se que as aulas de ginástica promovam impactos positivos na saúde e na qualidade de vida dos alunos. Entretanto, para a obtenção de informações fidedignas sobre a eficiência das condições de prática, avaliações periódicas são necessárias. Vale destacar, que as informações fornecidas pelas avaliações subsidiam as tomadas de decisões dos professores em relação ao planejamento das aulas. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo avaliar os efeitos físico-motores, psicológicos e sociais das aulas de ginástica de condicionamento físico oferecidas pelo referido projeto de extensão. Poderão participar desta pesquisa todos os alunos do projeto, de ambos os sexos, com idade entre 20 e 60 anos. As avaliações serão realizadas na Praça de Esportes da cidade de Governador Valadares, em dois dias de coleta. No primeiro dia, após explicação detalhada sobre os procedimentos do estudo, os voluntários responderão a anamnese (informações socioeconômicas e demográficas) e os questionários (qualidade de vida, ansiedade e depressão) e serão submetidos à entrevista semi estruturada que visa investigar a percepção dos mesmos sobre os benefícios diretos e indiretos da sua participação no projeto. No segundo dia de coleta, os voluntários serão submetidos à avaliação antropométrica e aos testes de aptidão física relacionados à saúde.

Coordenação:
Profa. Dra. Josária Ferraz Amaral

Integrantes:
Prof. Dr. Luís Fernando Deresz
Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva

  • Capacidades físico-motoras e habilidades psicossociais de crianças praticantes de ginástica em diferentes fases de desenvolvimento: Um programa de iniciação à ginástica na infância deve primar pelo desenvolvimento de capacidades físico-motoras e padrões de movimento das diferentes modalidades esportivas de ginástica, que por sua vez devem estar atreladas ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicossociais. Além disso, é importante considerar que o crescimento e a maturação exercem influência sobre a aprendizagem motora, a treinabilidade e a adaptabilidade dos aprendizes. Assim, para que o planejamento das aulas seja coerente e consistente, avaliações sistemáticas do progresso das crianças ao longo do tempo de prática são essenciais. Sendo assim, este projeto tem como objetivo avaliar características maturacionais, físico-motoras e psicossociais de crianças participantes de um Projeto de Extensão de Iniciação à Ginástica ao longo do tempo de prática. Trata-se de uma pesquisa longitudinal de natureza quantiqualitativa. Serão avaliadas 60 crianças com idade entre 4 e 12 anos, as quais deverão frequentar regularmente as aulas de ginástica do projeto, que acontecem duas vezes por semana e possuem duração de 60 minutos cada. No início da participação e a cada seis meses de prática, os alunos serão submetidos a avaliações de indicadores maturacionais, físico-motores e psicossociais.

Coordenação: Profa. Dra. Josária Ferraz Amaral
Integrante:Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva

  • Habilidades psicológicas no Futebol: efeitos físicos, no desempenho e na recuperação de atletas infanto-juvenil e profissional

Descrição: O objetivo do presente projeto é investigar as habilidades psicológicas de atletas de futebol em diferentes níveis de atuação.Será observado efeitos físicos, no desempenho e na recuperação dos atletas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1)

  • Efeito do exercício físico na saúde mental de adultos clinicamente saudáveis: estudos teóricos e experimentais

Descrição: Este projeto visa investigar o efeito de diferentes modalidades de exercício físico na saúde mental de adultos clinicamente saudáveis por meio de estudos teóricos (revisões sistemáticas e meta-análises) e experimentais, controlados e randomizados…

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Por fim, conta com discentes de graduação, mestrado e doutorado envolvidos .

Linha de Pesquisa: 

Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico.

  • Efeito da comunicação inter-hemisférica na Transferência Bilateral de Aprendizagem em indivíduos com lateralidade distinta.

Os estudos em aprendizagem motora, tradicionalmente, utilizam as análises do movimento para fazer associações do desempenho motor com os mecanismos neurobiológicos. Este projeto integra diferentes níveis de análise para a compreensão de um fenômeno presente no comportamento humano, a aprendizagem motora. Temos como objetivo modular a resposta motora através da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). É esperado que a modulação impacte positivamente na aprendizagem motora, aumentando os índices de transferência de aprendizagem do membro treinado para o não treinado. Através da eletroencefalografia, as mudanças produzidas a nível central, serão especuladas. Frente a multidisciplinaridade do conhecimento produzido, o potencial do estudo se expande para além do conhecimento básico em Comportamento Motor, Neurofisiologia, Psicologia e Neurociências, mas também para o conhecimento aplicado de profissionais que lidam com o ensino e reabilitação de habilidades motoras

Coordenação: Profa. Dra. Lidiane Aparecida Fernandes

Integrantes: Guilherme Menezes Lage, Tércio Apolinário-Souza, Maicon Rodrigues Albuquerque

Bolsista: Enzo Bianchi Cosme

Projeto financiado: FAPEMIG – APQ 02054-21

  • Resposta cardiovascular e autonômica após uma única sessão de exercícios resistidos com restrição de fluxo sanguíneo em idosos hipertensos.
    Coordenadora: Profa. Dra. Andreia Cristiane Carrenho Queiroz
    Pesquisadores Colaboradores Internos: Prof. Dr. Ciro José Brito; Prof. Dr.
    Pedro Henrique Berbert de Carvalho; Prof. Dr. Alexandre Barbosa; Luis
    Fernando Deresz.
    Vigência: 11/11/2021 – 10/11/2024. (em andamento)
    Financiamento: FAPEMIG – EDITAL 001/2021 – DEMANDA UNIVERSAL.
    PROCESSO: APQ-03011-21
    Valor: R$ 38.867,24.