UFJF atinge conceito 4 na avaliação geral de cursos

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) 2019. A Universidade Federal de Juiz de Fora atingiu o conceito 4 – em uma escala cuja faixa máxima é 5.

A UFJF está no grupo dos 71% de instituições de ensino superior que atingiram os conceitos 4 e 5 do indicador. O IGC foi atribuído a 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.

Do total de instituições que participaram desta edição, 87,1% (1.801) são privadas e 12,9% (269), públicas. O resultado deste ano confirma mais uma vez a qualidade das instituições de ensino superior públicas.

O IGC é calculado levando-se em conta os seguintes critérios: a média do CPC (considerando o último ciclo do Enade como referência); a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Para mais informações, clique aqui.

Confira também: UFJF melhora desempenho no Índice Geral de Cursos do MEC