Fechar menu lateral

UFJF recebe conceito 4 do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) relativos ao ano de 2018. Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são calculados a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

 

O CPC é calculado considerando os seguintes componentes: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).

 

Já o IGC é o indicador que avalia a instituição. Fazem parte do seu cálculo: a média dos CPCs do último triênio do Enade (2016, 2017 e 2018), relativos aos cursos avaliados da instituição; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

 

A UFJF ficou na faixa 4 do IGC, numa escala que vai de 1 a 5, conceito considerado “bom”.

 

Confira aqui os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

 

Mais informações podem ser consultadas aqui.