A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obteve conceito 4 no Índice Geral dos Cursos (IGC), divulgado nesta quinta-feira, 12, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). O MEC avaliou o desempenho de 2.052 instituições no ano de 2018. Deste total, 438 (21,3%) obtiveram conceito 4 no IGC e apenas 42 (2%) alcançaram nota máxima. O IGC é calculado com base nos Conceitos Preliminares dos Cursos (CPC) do triênio 2016-2018, além de conceitos de cursos de mestrado e de cursos de doutorado, obtidos por meio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Para a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, o resultado geral é considerado muito bom. “Ter todos os cursos do ciclo de 2018 avaliados com conceitos 4 e 3 denota que a instituição, mesmo em um cenário de crise, mantém a qualidade da educação. O CPC é um conceito, em grande parte, calculado com base no desempenho dos estudantes: o peso do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é de 20% e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é de 35%. A opinião dos estudantes sobre a instituição tem peso de 15%. Então, o CPC dá uma medida do ‘produto’, do resultado, e a UFJF, neste cenário, mantém-se entre as melhores instituições do país.”

Além do IGC, o MEC também divulgou o CPC dos cursos avaliados em 2018. Neste quesito, das 15 graduações da UFJF avaliadas, 13 obtiveram conceito 4 e duas receberam nota 3. Em relação à avaliação anterior, ocorrida em 2015, os cursos de Serviço Social e de Turismo aumentaram as notas de 3 para 4. Mantiveram nota 4 os cursos de Administração (Juiz de Fora e Governador Valadares), Ciências Contábeis (JF e GV), Ciências Econômicas (GV), Design, Direito (JF diurno, JF noturno e GV), Jornalismo (diurno e noturno) e Psicologia. O curso de Ciências Econômicas em Juiz de Fora e o curso de Direito em GV obtiveram nota 3.

Conceito Preliminar de Curso. Fonte: Inep

Além do conceito Enade, do IDD e da percepção dos estudantes, o CPC abrange avaliações do corpo docente, em termos de percentual de mestres, doutores e regime de trabalho.

Subiram a nota

Para a coordenadora do curso de Serviço Social, cuja avaliação subiu de 3 para 4, o aumento reflete de maneira mais condizente a qualidade do ensino ofertada aos estudantes. “Apesar disso, mantemos nosso posicionamento em relação a essa forma avaliativa que até o momento está muito focada nas respostas dos discentes ao Enade, especialmente em itens que dizem respeito à infraestrutura e insumos, os quais consideramos imprescindível a visita presencial de avaliadores com expertise na área. Ainda assim, o resultado é muito bom. Fechar 2019 com avaliações positivas para as instituições de ensino superior públicas é fundamental nesse momento de ataque do próprio Estado brasileiro”, pondera a professora Sabrina Pereira Paiva.

A coordenadora do curso de Turismo, Anne Bastos, também comemorou o progresso qualitativo na avaliação, que passou de nota 3 para 4. “Entendemos que o aumento deste conceito, obtido pelo Curso de Turismo, é resultado de um trabalho coletivo entre alunos, professores e Universidade, no sentido de estarmos sempre nos aprimorando, seja por meio da atualização constante do Projeto Pedagógico do Curso, seja pela nossa inserção em discussões nacionais da área. Esse resultado nos garante que os procedimentos didático-pedagógicos, bem como a gestão operacional do curso, têm nos aproximado cada vez mais do nível máximo de excelência do ensino superior público brasileiro.”

Mantiveram resultado positivo

De acordo com a coordenadora do curso de Administração em Juiz de Fora, Renata Bicalho, a nota reflete o resultado e a manutenção de um trabalho comprometido e coletivo que envolve a participação de professores, técnico-administrativos em Educação (Taes), alunos e a infraestrutura oferecida pela Universidade. “A avaliação demonstra nossa busca constante por atualizações para uma formação plena dos nossos estudantes. É o resultado de um esforço conjunto por uma graduação de qualidade e atualizada.”

Avaliada com a nota 4, a graduação de Ciências Contábeis em Juiz de Fora comemora o conceito obtido. “Diante de um resultado tão significativo, nosso curso fica extremamente satisfeito, não apenas com essa avaliação, mas também com a nota máxima alcançada no Enade. Como o CPC avalia inúmeros fatores, também estamos nos preparando para alcançarmos a nota máxima”, celebra o coordenador Rodrigo Ferraz.

O coordenador do Curso de Design, Ivan Mota Santos credita a nota 4 obtida ao esforço realizado para que os cursos do Instituto de Artes e Design (IAD) fossem considerados relevantes no cenário nacional. O professor afirma que a graduação em Design, que possibilita a formação nas áreas de design de produto e gráfico, uniu forças para alcançar um resultado satisfatório, em busca de um patamar de excelência. “Temos colhido os frutos do nosso trabalho. No próximo ano, começamos um novo currículo, em que os cursos terão formação plena. Acreditamos que os resultados tendem a melhorar, por serem cursos plenos, mas que não perdem o caráter de interdisciplinaridade.”

Para o coordenador dos cursos de Jornalismo diurno e noturno, Eduardo Leão, a nota 4 no CPC, mantida nas últimas duas avaliações, é um reflexo do trabalho contínuo e conjunto em diferentes âmbitos. “A Faculdade de Comunicação tem crescido a passos largos, tanto no que diz respeito à infraestrutura, quanto a ampliações no ensino, como o curso de Rádio, TV e Internet e o curso de doutorado.” O professor ressalta ainda o reflexo do ensino em sala de aula a partir da relação ensino e aprendizagem, uma vez que um dos quesitos para o CPC é o conceito Enade. “A equipe, composta por professores, alunos e funcionários, é responsável pela qualidade do nosso trabalho. Estamos no caminho certo, principalmente com a reformulação do currículo em 2015, em que adotamos uma atualização em função dos avanços tecnológicos.”

Destacando a importância das atividades do curso de Direito noturno de Juiz de Fora, em nível nacional e regional, o coordenador João Beccon acredita que o trabalho desenvolvido mostra a qualificação do corpo docente como possibilitador de um melhor aprendizado por parte dos estudantes. “O conceito 4 consolida o trabalho de um curso que tem uma história regional de grande impacto na formação, inclusive em âmbito nacional. Tentamos manter uma boa relação entre o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.” Ele retoma, também, um dos maiores projetos de extensão da Universidade, o Escritório Escola, que funciona há mais de 30 anos continuamente, fazendo atendimentos à população em geral. 

Governador Valadares

Para o coordenador do curso de Ciências Econômicas em Governador Valadares, John Leno, o resultado aponta a percepção de que a graduação tem oferecido uma formação mais ampla, técnica e com a capacidade de raciocínio e de formulação de políticas públicas a partir do conteúdo que é ministrado em sala de aula. “Os alunos que estão sendo formados pelo curso de Economia da UFJF em Governador Valadares são preparados para o mercado e também para os desafios que vão enfrentar em qualquer área em que atuem, tanto no setor público quanto no privado.”

Já a coordenadora do curso de Ciências Contábeis em GV, Schirley Policário, comenta que, apesar de ser um curso novo, com apenas sete anos, sem sede própria e com um quadro de 10 professores, tem muito o que se orgulhar do conceito obtido. “O maior mérito para esta nota é de nossos alunos, que ficaram acima da média nacional, com nota máxima no Enade: 5. Esse é um feito extraordinário visto que somente 6% das instituições participantes do exame alcançaram a nota máxima. O corpo docente de Contabilidade da UFJF-GV está empenhado em busca da excelência sempre, nossa meta é pela qualidade e pelo comprometimento com o sucesso de nossos discentes.”