Fechar menu lateral

O Dia Nacional da Inovação

Comemorado em 19 de Outubro, o Dia Nacional da Inovação surge como uma forma de  fomentar a inovação no país.

A data foi criada a partir da Lei nº 12.193, de 14 de janeiro de 2010, através do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Com o objetivo de incentivar a inovação, a comemoração visa marcar e ajudar o desenvolvimento de uma economia crescente, sustentável e competitiva no país.

Mas afinal, o que é inovação?

Segundo o Manual de Oslo, criado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), inovação é a introdução de um bem ou serviço novo, ou significativamente melhorado, no mercado. Vale ressaltar que o Manual é a principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indústria.

“Muitas vezes pensamos que uma inovação se caracteriza apenas por aquele produto extremamente tecnológico, mas não é. Também inovamos quando trazemos uma melhoria significativa em um produto que já existe, agregamos valor e trazemos novas funcionalidades” pontua Débora Marques, Gerente do setor de Planejamento e Gestão do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).

Os quatro tipos de inovações

O Manual define quatro tipos de inovações: inovações de produto, inovações de processo, inovações organizacionais e inovações de marketing. 

1 – Inovações de produto: envolvem mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços. Incluem-se bens e serviços totalmente novos e aperfeiçoamentos importantes para produtos existentes. 

2 – Inovações de processo: representam mudanças significativas nos métodos de produção e de distribuição. 

3 – As inovações organizacionais: referem-se à implementação de novos métodos organizacionais, tais como mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa. 

4 – As inovações de marketing: envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no design do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação, e em métodos de estabelecimento de preços de bens e de serviços. O Manual de Oslo é a principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indústria.

Saiba mais sobre o que é inovação, os seus tipos e graus aqui.

Um mola propulsora do desenvolvimento social

O termo inovação, em muitos casos, é diretamente relacionado às empresas e ao mundo do empreendedorismo, contudo, a capacidade de inovar e criar, beneficia de muitas formas a sociedade em geral.

Débora Marques explica que, através da inovação, as nações e as empresas enriquecem, e, dessa forma, o desenvolvimento econômico acontece juntamente ao desenvolvimento social. 

Se uma empresa inova, ela atende com mais qualidade seus clientes, vende mais, e, com isso, acaba gerando mais impostos. A partir dessa sequência de eventos, a nação vai se desenvolvendo também no âmbito econômico.

“A inovação é vista como uma mola propulsora do desenvolvimento social. A gente consegue viver melhor, ter produtos e prestações de serviços melhores, na medida em que as empresas trazem o novo ou o signitivamente melhorado, e isso melhora a nossa vida em sociedade”, pontua Débora.

De volta ao ambiente empresarial, a Gerente de Planejamento e Gestão explica que ao inovar dentro de sua área de atuação, a organização consegue, além de cativar e fidelizar os clientes que ela já possui, conquistar novos consumidores.

“Dessa forma, a empresa preenche melhor o valor, traz mais benefícios para seus clientes vindouros e aos que ela já tem, oferecendo melhores produtos.”

 

Capacitações na nicho da Inovação:

Para ajudar no objetivo de incentivar a inovação nesta data comemorativa, listamos alguns cursos gratuitos da área. Confira: 

 

Masterclass: Pedro Waengertner Ensina Inovação Radical

Ferramentas práticas de Inovação  

Como tornar seu negócio escalável e inovador 

Aprenda como inovar e crie um negócio escalável com alto potencial de crescimento

Como criar um processo de inovação aberta na prática

Inovação e PDCA

Política de Inovação da UFJF 

19/10 – Dia Nacional da Inovação. Conheça a Política de Inovação da UFJF e os seus resultados!

Conheça a política de Inovação da UFJF, os seus benefícios e os principais resultados no conteúdo em nosso blog!

Saiba mais aqui! 

Conheça os serviços do Critt

Descubra todas as formas como o Critt pode ajudar a desenvolver a sua pesquisa, invento ou ideia inovadora e tecnológica. Veja também todas as nossas soluções, programas e eventos para ajudar no crescimento e expansão da sua empresa!

Saiba mais aqui!

Créditos 

Autor: Karla Edwirges

Revisão: Vinicius Hoki

Designer: Larissa Simões

Confira mais conteúdos no site do Critt

O que é inovação? 

Principais tipos de fomento à inovação e ao empreendedorismo no Brasil

O que é propriedade intelectual e quais são as formas de protegê-la?

O que é Transferência de Tecnologia?

Como transformar uma empresa tradicional em empresa inovadora?

Ecossistema de Inovação: temos em Juiz de Fora?