Infocentro da Biblioteca Central da Universidade Federal de Juiz de Fora

A biblioteca central da UFJF disponibiliza 20 computadores com acesso à internet banda larga para a comunidade vizinha. As máquinas têm a mesma qualidade das outras que são utilizadas pelos universitários e se localizam na mesma sala onde estes realizam suas pesquisas. Em todos os infocentros da UFJF são alocados estudantes de graduação de diferentes cursos para trabalharem como bolsistas. “Eles não são monitores. São bolsistas de treinamento profissional. Sua função é atendimento, dar suporte ao usuário, tirando dúvidas e dando orientações quanto à parte técnica de utilização. Mas não é seu papel ensinar informática ao usuário”, ressalta o coordenador do local, Oscar Itaborahy.

Além de oferecer internet gratuita para a comunidade, o local também abriga um projeto de inclusão digital para a terceira idade, desenvolvido pelo curso de psicologia, uma vez por semana. Qualquer pessoa pode acessar as máquinas, basta registrar-se logo na entrada.

Infra-estrutura:

Os 20 computadores têm acesso à internet banda larga e possuem o software gratuito Linux. As máquinas são atualizadas, mas, da mesma forma como o equipamento disponibilizado para os universitários, não possuem entrada para disquete ou CD, somente porta para USB. Apenas no PC do bolsista existe gravador de CD.