Panorama em Juiz de Fora

A informática educativa em Juiz de Fora

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Juiz de Fora desenvolve há alguns anos atividades de inclusão digital nas escolas do município, com a implementação de propostas de democratização do uso da informática. O uso da informática educativa em Juiz de Fora, como instrumento de inclusão social e digital, na perspectiva da construção “de uma cidadania plena e libertadora, veiculada pela ação das novas tecnologias”, faz parte das perspectivas de ação da atual gestão.

Das cerca de 100 escolas municipais de Juiz de Fora, aproximadamente 40 possuem computadores, e metade destas estão conectadas à Internet. Há planos de expansão, que esbarram, contudo, na escassez de recursos financeiros. A capacitação é realizada pelo Centro de Formação do Professor, e encontra adesão, principalmente, entre os 20 professores de informática, que atuam como docentes especializados em tecnologias da comunicação e informação na definição e desenvolvimento de atividades específicas junto com professores das diversas disciplinas e áreas da rede municipal.

Projeto de pesquisa com participação da aluna de Jornalismo da Facom-UFJF Bruna Siqueira Oroña, bolsista BIC de iniciação científica, analisa quais as alternativas que as escolas têm encontrado para implantação de tais iniciativas, suas possibilidades e limitações.

Foram realizadas visitas a dez escolas públicas municipais de Juiz de Fora. Ao clicar no nome da escola você acessa mais informações, obtidas a partir de entrevistas com as professoras de informática educativa.