Fechar menu lateral

Recepção Televisiva no Mamirauá e Amanã

Comunicação e recepção televisiva: análise do fluxo televisivo em comunidades ribeirinhas das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, AM

Este projeto volta-se para a análise de recepção da programação televisiva dos moradores de comunidades ribeirinhas das reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amanã, localizadas nos municípios de Alvarães e Maraã, a partir de duas mediações: uma, estrutural (o pertencer a uma comunidade de desenvolvimento sustentável), e outra, cognoscitiva (o fato de duas dessas comunidades, Boa Esperança e Boca do Mamirauá, terem participado de uma atividade de formação de comunicadores populares, enquanto outras duas, não – Vila Nova e Assunção). Para analisar a oferta de programação utilizaremos o conceito de fluxo televisivo, e para coleta de informações junto aos moradores serão realizadas entrevistas com roteiro semi-estruturado, a partir da perspectiva da pesquisa qualitativa.

A coleta de dados será realizada em dois momentos distintos, que correspondem aos períodos de cheia e de seca da região. A primeira viagem, durante a cheia, está marcada para o período de 9 a 23 de maio de 2010. O projeto recebeu apoio do CNPq, no edital de 02/2009, de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, com verbas de custeio e equipamento. Em breve mais notícias a respeito desta pesquisa.

 

Equipe

Prof. Dr. Bruno Fuser – UFJF

Thiago Antônio Sousa Figueiredo, pesquisador do Instituto Mamirauá – OS/MCT, mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local (UFPA).

Clique aqui para ter acesso a uma versão resumida do projeto