Sociedade em Rede: a comunicação e a sociabilidade digital. Os casos de Brasil e Espanha
A pesquisa tem por objetivo estudar as relações de sociabilidade implementadas no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Brasil e na Espanha, com ênfase nas práticas desenvolvidas pelos telecentros da Catalunha e de São Paulo (capital e Campinas). Pretende-se verificar, especificamente, quais as dinâmicas de tais telecentros, em que políticas comunicacionais e educacionais se inserem, e de que maneira se desenvolve ali o consumo da informação jornalística. Parte-se de pressupostos como o fato de que as relações sociais têm sido alteradas pela implantação da sociedade em rede, embora tal fenômeno não ocorra na intensidade e amplitude que alguns pesquisadores chegaram a anunciar anos atrás. Ademais, vivem-se, na Espanha e no Brasil, intensos processos de exclusão social, e uma de suas importantes dimensões é a exclusão digital. Essa situação ocorre no contexto geral de novos marcos regulatórios, no Brasil e na Espanha, em que exerce papel central a economia da informação.
Palavras-chave: comunicação e política; jornalismo digital; comunicação, poder e contemporaneidade
Telecentros
Nesta página apresentaremos informações sobre os telecentros visitados, as cidades e regiões em que se localizam, assim como os textos elaborados a partir das entrevistas feitas com os gestores do Projeto Òmnia (dinamizadores, técnicos do governo e das instituições coordenadoras).
No centro antigo de Barcelona visitamos os pontos Omnia da Associação para Jovens TEB, Associação Infantil do Raval, Centro Aberto Tria e Centro de Formação de Adultos Maria Rúbies, da UGT (União Geral dos Trabalhadores).