Escola Municipal Professora Marlene Barros
Rua Marumbi, 56 – Bairro: Bom Jardim
Telefone: (32) 3690-7872
Professora de informática educativa entrevistada: Fátima Pereira Pedro
E-mail: profepe@acessa.com
A Escola Municipal Professora Marlene Barros situa-se em um bairro carente da cidade.
O laboratório de informática é amplo e arejado. A informática educativa promove a cidadania à medida que permite haver o contato dos alunos com o computador, pois a maioria dos alunos desta escola não possui ou não tiveram contato com o mesmo. A professora Fátima afirma que a Internet na escola amplia os horizontes de ensino; por este motivo e devido ao fato de a escola não ter acesso à Internet a professora criou o Web Quest, um programa que utiliza em suas aulas através do qual os alunos têm acesso a informações sobre determinado assunto. Para isso a professora copia todos os sites que acha interessante e os textos relevantes em os alunos possam obter informações e grava em um CD. Ao abrir o CD o aluno terá que seguir o “Índice” que aparece na primeira tela e em cada ícone acessado os alunos encontram hiperlinks com textos relacionados. Com o auxílio deste material desenvolvido pela professora os alunos já produziram boletins informativos, livros e jornais falados.
Segundo a professora Fátima, durante as aulas os alunos podem propor atividades, principalmente aquelas relacionadas à criação de textos, e todos os trabalhos são feitos em grupo para haver uma maior interação e cooperação.
A professora afirma ainda que a informática amplia a visão crítica dos alunos em relação aos meios de comunicação, entretanto diz que a televisão ainda tem um maior poder de mantê-los interessados. Ela conta que o comportamento dos alunos durante as aulas de informática é bem diferente do que quando estão em sala de aula, pois a relação diante do equipamento se dá com maior motivação e entusiasmo.
Para a melhoria do uso da informática na escola, Fátima propõe primeiro o acesso à Internet e em seguida um maior suporte técnico.
Infra-estrutura:
Espaço adequado.
9 computadores funcionando.
Sistema operacional: Windows 98 e programas do BrOffice
Em todos os computadores há porta USB e leitor/gravador de disquete e CD somente em um.
Não possui acesso à Internet.