Escola Municipal Álvaro Lins
Rua Antônio José Corso, 100 – Bairro: São Judas Tadeu
Telefone: (32) 3690-7865
Professora de informática educativa entrevistada: Beanilde Toledo Fuscaldi
E-mail: beanildefuscaldi@bol.com.br
A Escola Municipal Álvaro Lins situa-se em uma região carente da cidade e atende aos bairros do entorno. A informática educativa na escola, segundo a professora, facilita o desenvolvimento e habilidades da criança, tanto na parte ética, ao desenvolver o respeito, a moral, quanto na parte educativa, como a leitura, a escrita associada a temas que lhes acrescentam informações que são úteis no dia-a-dia deles.
As atividades durante as aulas podem ser propostas pelos alunos, dentro dos limites estabelecidos pela professora, muitas vezes eles pedem jogos e sites de relacionamento, mas por meio do diálogo ela tenta mostrar-lhes quais benefícios outras atividades vão trazes a eles. O conteúdo das aulas é previamente preparado, mas durante as aulas Beanilde procura ver quais as necessidades dos alunos, questões relacionadas à violência, a família, ao comportamento e tenta conciliar essas informações com o conteúdo já programado.
Beanilde acredita que seria possível uma alfabetização digital crítica e libertadora, a partir do momento em que na elaboração do plano de curso de informática da escola seja feita uma pesquisa dentro da comunidade na qual a escola está inserida para que este plano atinja e seja compatível com a realidade dessa comunidade.
Ela afirma ainda que a informática deveria propiciar uma visão crítica dos meios de comunicação, mas que isso não acontece. Ela explica que a informação da TV, imersa em conceitos de consumismo, é a mesma que se apresenta na Internet. Torna-se necessário discernir o que é bom e ruim dentro desse grande fluxo de informações; as informações em si não possibilitam a crítica, é necessário estimular essa crítica nos alunos.
Para melhoria do uso da informática dentro da escola, Beanilde sugere a ampliação do espaço destinado aos computadores, que tenha mais máquinas e uma impressora; sugere também que a carga horária das aulas de informática seja ampliada.
Infra-estrutura:
Espaço pequeno; 9 computadores funcionam.
Sistema operacional: Windows XP, programas do BrOffice e Corel Draw.
Todas as máquinas têm leitor/gravador de CD/DVD e porta USB.
A Escola tem conexão à Internet por banda larga.