Com equipamento, mas sem professores

Por Liliane Barroso
15 de outubro de 2007

Escolas com computadores não são mais um sonho. Muitas instituições de ensino público já receberam equipamentos. Segundo o site do Governo de Minas Gerais, em 2004 foi implantado o Projeto Escolas em Rede, que já distribuiu computadores para mais da metade das escolas da rede estadual de ensino. Hoje o Estado possui 18.203 colégios estaduais em funcionamento. Só em 2006 foram distribuídos 24 mil computadores entre as instituições.

O sonho não acabou
Mas agora o sonho é outro: colocar os laboratórios de informática em funcionamento. Apesar de o Governo ter feito toda essa distribuição de material, ele ainda não contratou professores para este trabalho. Essa passa a ser uma tarefa da própria escola. Mas se toda a verba que recebe já tem com destino próprio, como pagar um professor exclusivo para isso? Os laboratórios ativos hoje, têm voluntários trabalhando ou contam com a ajuda das prefeituras. Um exemplo é a cidade Juiz de Fora.

Juiz de Foradossie_04_imagempc
A Prefeitura municipal criou o projeto Trilhos da Paz, em que contratou professores de informática para dar aulas nas escolas, mesmo as do Estado. Uma beneficiada é a Escola Estadual Maria das Dores de Souza, no centro, que cuida de crianças portadoras de deficiência física, mental e auditiva.

Os computadores chegaram na instituição há três anos, mas só em 2007 começaram a ser usados por um profissional da área. A iniciativa veio de um dos pais dos alunos que ficou sabendo do projeto e informou à diretora. O laboratório tem 14 computadores, mas no momento apenas dez funcionam. Como cada turma tem só uma aula por semana e a carga horária  da professora é de apenas 4 horas/dia, são duas turmas juntas por aula. Assim, ficam dois alunos por computador. O acesso à Internet está em fase de implantação. Foi autorizado pelo governo, mas por prudência, a diretora prefere esperar para ver se realmente vai ser pago.

Os computadores chegaram: e agora?
Há sete anos na direção da escola, Nilva Paiva informa que a escola recebeu este ano um computador adaptado para crianças com necessidades especiais, mas o equipamento ainda não está sendo usado. “Não adianta ter o computador e não ter quem trabalhar. Nem todo mundo tem dossie_04_softwarehabilidades. Aliás os professores de sala já fazem tudo, inclusive higiene dos alunos, alimentação.”

“Antes de a prefeitura contratar o professor para a escola, os próprios professores levavam os alunos para o laboratório, mas muitos equipamentos estragaram por causa disso e também por não serem usados com freqüência.”

O conteúdo das aulas é o mesmo dos colégios comuns, mas didaticamente diferenciado. São alunos a partir de 6 anos e todas as 20 turmas têm aulas de informática.

A professora ensina
A professora contratada pelo projeto, Lucimara Bellei, é pedagoga e pós graduada em educação infantil. Em sala, ela trabalha a auto-estima dos alunos, a coordenação motora, as cores e formas. Tudo através de jogos simples, tirados da Internet, ou softwares trazidos de seus trabalhos anteriores. Para ela, o fato de dois alunos ficarem juntos em um computador é visto com bons olhos: “assim eles aprendem a compartilhar”.

Professora de informática há cinco anos, agora faz seu primeiro trabalho com crianças especiais, e sua única capacitação foi na Faculdade de Pedagogia. Nem o Estado e nem a Prefeitura promoveram novo curso. “É uma experiência muito rica, uma troca bilateral. Estou sentindo dificuldade porque a maioria dos alunos precisa de total atenção e eu trabalho sozinha na sala”, diz a professora, “Eu busco aperfeiçoar o meu trabalho, então vejo o que mais chamou a atenção de cada um, a partir daí eu foco na maior dificuldade deles.” Sua intenção é integrar outras disciplinas com a informática, levando para o laboratório atividades ligadas a matemática e português, por exemplo: “Antes de dar esse passo, primeiro é necessário despertar a atenção do aluno para o computador e aumentar sua concentração. Já que comecei aqui em março, preciso de um pouco mais de tempo por causa das crianças.”

dossie_04-imagemfundoLucimara está satisfeita com os resultados. Segundo ela, as crianças já estão mais interessadas, melhoraram a coordenação motora e principalmente a concentração. “Os outros professores dizem que essa é a aula preferida deles, os alunos nunca esquecem e sempre querem vir.”

O outro lado da moeda
Outras escolas da rede estadual de ensino ainda têm seus equipamentos encaixotados e outras “têm laboratórios maiores e que ficam parados. E o computador é uma forma de ajudar o aluno, uma forma de socializar”, completa a professora.

Segundo a diretora Nilva, para melhorar a educação, “o estado poderia colocar um profissional no laboratório, para orientar também os professores. É necessário um professor habilitado mesmo. Nem todos os professores de sala de aula sabem usar o equipamento. Hoje a educação está assim: a escola faz o papel da família”.