Dossiê analisa a informática educativa em Juiz de Fora
Que a informática e a Internet fazem parte de nosso cotidiano todo mundo sabe. Mas como tem se dado a implantação das chamadas novas tecnologias da informação e da comunicação nas escolas da rede pública de Juiz de Fora?
Para tentar responder a essa pergunta o Extra! (jornal-laboratório digital do curso de Jornalismo da Facom-UFJF) realizou uma série de reportagens sobre o tema. São textos produzidos pelos alunos da disciplina Técnicas de Produção Jornalística em Hipermídia, do curso de Jornalismo da UFJF, que apresentam e discutem as possibilidades e limites da informática aplicada à educação, as perspectivas de ação da Prefeitura e do Estado e algumas experiências na implantação de laboratórios em escolas municipais e estaduais. Também fazem parte dessa série especial do Extra! a discussão sobre a realidade tecnológica de uma escola de Lima Duarte, o que permite fazer a comparação entre as áreas urbana e rural da região, e um histórico das inovações técnicas ao longo dos últimos anos no curso de Comunicação Social da UFJF.
Além de textos e fotos produzidos na disciplina Jornalismo Hipermídia, as reportagens possuem sempre links que remetem a páginas dentro e fora do site do Extra!, permitindo assim que as informações sejam complementadas com artigos científicos, dados estatísticos, e também com outros textos, informativos e opinativos, produzidos pelos alunos a partir de suas experiências nas visitas às escolas e entrevistas às professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas.
A reprodução das reportagens é permitida, desde que citada a fonte. Contatos e comentários podem ser feitos com o coordenador do dossiê, professor Bruno Fuser, através do e-mail bruno.fuser@ufjf.edu.br.