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Setor de Internet Popular do Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara Municipal

O Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara Municipal funciona como uma “ponte entre a população e a cidadania”. O setor de internet popular foi uma demanda da própria população. De acordo com Plínio, para imprimir arquivos “os usuários devem gravá-los e levar a mídia para o nosso setor para que possamos imprimir”. Não existe norma restritiva sobre o limite de páginas para imprimir documentos. “Isso porque normalmente a quantidade é reduzida”, diz. “Quando existe algum regulamento de concurso que percebemos uma grande procura, logo imprimimos e afixamos no setor”. De acordo com Plínio, não há muita procura para imprimir trabalhos escolares, “o uso maior é o de pesquisa, mas sem impressão”.

Muitas pessoas freqüentam o setor em busca de emprego e cadastramento de currículos. Uma média de 30 a 35 pessoas freqüentam o setor diariamente. Os usuários podem utilizar 30 minutos diários, “caso não tenha ninguém na fila, liberamos o acesso novamente, mas isso é muito raro de acontecer”. Quando a pessoa procura o setor sem qualquer conhecimento básico de informática, Plínio trabalha da seguinte forma: “inscrições para concursos e vestibulares, nós colocamos 3 funcionários à disposição dos usuários”. No entanto ele diz que não existe funcionário no local para auxiliar os usuários a aprenderem a acessar a internet ou ensinar a usar computador.

Infra-estrutura:

O setor disponibiliza dois computadores à população com acesso à internet via rádio. O setor funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Os computadores não possuem entrada USB nem para CD ou DVD.