O projeto “Chiador: jornalismo comunitário, história e ação cultural” encerrou uma de suas etapas, durante a qual produziu material jornalístico, histórico e cultural nesse município da Zona da Mata mineira, com a participação direta de seus moradores. Dessa forma foram criados arquivos públicos em formatos diversos, para valorização da história local e reflexão teórica sobre jornalismo comunitário, história e cultura.
Diversos videodocumentários, disponíveis no canal TV Chiador do youtube, mostraram a vida de moradores da zona rural e urbana, com depoimentos de histórias de vida. Duas exposições fotográficas, um livro, diversos artigos acadêmicos, uma oficina de contação de história e um blog foram algumas outras produções técnico-científicas do projeto.
Uma das principais atividades nesse período foi o apoio ao Jornal de Chiador, já editado por integrantes da equipe desde 2008, na perspectiva de um jornalismo comunitário, democrático e cidadão. Esse jornal chegou em abril de 2016 a sua edição de número 62, com apoio parcial, por alguns meses, de verba proveniente do prêmio Agente Jovem de Cultura, do MinC, mas sustentado por recursos provenientes do comércio local. Mesmo com o encerramento da etapa financiada pela Fapemig, a equipe responsável pela elaboração e condução do projeto segue com apoio ao jornal, através do jornalista responsável, Rodrigo Galdino Ferreira, do professor Bruno Fuser e da aluna de Jornalismo da UFJF Thaís Mariquito Salomão, atual bolsista de treinamento profissional da UFJF, função desempenhada em anos anteriores por Daisy Cabral e Caroline Frizeiro.
Leia mais sobre a produção do projeto aqui.