Fechar menu lateral

Motivados pelo jornal, alunos participam mais das aulas

 

Alunos fazem pesquisas na internet para escreverem os textos

Toda semana, durante as quartas e quintas, o professor Odon Rezende fica com alunos de turmas diversas da escola Santa Cecília, no período de uma às três horas da tarde, no laboratório de informática. Durante esse tempo, eles realizam pesquisas na internet, através das quais fazem redações que depois são publicadas no jornal “Você conectado com a escola”.

O tema dos textos varia de acordo com a semana. Algumas vezes é o professor quem escolhe, outras é o aluno. Odon afirma que é bom deixar os alunos livres, pois aí eles têm mais interesse em escrever, mas também os orienta, pois como alguns têm suas preferencias por determinado tema, se deixar, os alunos só escrevem sobre isso todas as semanas. Na última aula, ele notou algo interessante, pois escolheu um tema para um aluno, e percebeu que ele estava procurando se inteirar do que ia escrever.

O aluno Imarlon Mateus de Oliveira, da sexta série, que veio pela primeira vez à aula nessa última quarta-feira, escolheu seu próprio tema, que foi o de crianças no mundo das drogas. Para ele foi interessante falar sobre o assunto, já que sabe de muitas crianças que desde novas entram nesse caminho. Ele também comentou sobre a movimentação do jornal na escola, que lhe despertou a vontade de participar das aulas.

“Depois de alguns meses trabalhando com a pesquisa no jornal para os alunos, pode ser percebido o sucesso que ele tem feito na escola, pois muitas crianças que não participavam do projeto já começaram a procurar a diretoria da escola para virem. Hoje por exemplo, temos alunos que estão vindo pela primeira vez”, afirma Odon.

É interessante perceber que muitos deles antes não sabiam fazer pesquisas na internet, só a utilizavam para ver vídeos, jogar, ou entrar em páginas de relacionamento. Hoje em dia, apesar de muitos ainda terem dificuldade, eles já têm maior capacidade para fazerem uma pesquisa, e através das informações, produzirem seus próprios texto.

O aluno Davi Carvalho, da quinta-série estava fazendo pesquisas sobre gêmeos, inclusive ficou curioso ao achar uma reportagem que falava sobre o tema. Ele nunca escreveu no jornal, mas sempre vem às quartas feiras por iniciativa própria.