Jornal movimenta a escola

Criado no final de 2010, o jornal da Escola Santa Cecília tem tido boa repercussão. A ideia de criá-lo surgiu com um programa do Governo Federal do qual a escola está participando, e a partir da iniciativa do professor Odon Rezende, que também dá aulas de Matemática, e faz a diagramação digital do jornal. No final do ano passado, a partir da escolha dos alunos ficou decidido que o nome do jornal seria “Você Conectado com a Escola”.

Em sua segunda edição, o jornal conta com a participação de alunos de diversas turmas, principalmente os da oitava série. Eles se reúnem uma vez por semana na parte da tarde, para pensarem nos assuntos e escreverem os textos. O professor Odon os orienta, e no laboratório de informática eles pesquisam sobre os temas de interesse.

Os temas escolhidos são sempre atuais e que fazem parte do cotidiano dos alunos. Na primeira edição, foram apresentados os temas da Aids, bullying e gravidez na adolescência. Segundo o professor Odon, a ideia deve partir dos alunos, para que eles se mostrem interessados em ler e participar do jornal, por isso, um dos últimos textos foi a respeito de tatuagem com gilete, algo que estava ocorrendo na escola. Para isso, foi preciso fazer uma pesquisa para que todos tomassem conhecimento do assunto, e se informassem a respeito dos perigos.

O professor também ressalta que o que contribui para esse entusiasmo é o fato da utilização da sala de informática, já que os alunos adoram o usar os computadores, a internet e tem muita facilidade com isso. “Eles ficam muito empolgados, escrevem e redigem muito bem”, diz.

Após a escolha dos temas, da pesquisa e da criação das matérias, a professora de Português, Soraya Celestino, também contribui, fazendo a correção dos textos, auxiliando os alunos com a ortografia e a concordância.