Diretora fala sobre as mudanças na escola

Diretora Adelina: há 16 anos no Santa Cecília

A atual diretora, Adelina Maria Alfenas, está na escola há 16 anos, e já trabalhou na mesma como professora, vice-diretora, e em 2011, cumpre o seu último ano do mandato.

Ela afirma que a principal diferença em trabalhar como diretora, é que você passa a conhecer o todo da escola, como a parte administrativa, pedagógica, todos os alunos e suas famílias. “Como professora não há como ter essa visão, já que você acaba ficando em uma sala só, então é bem diferente, mas há também muita responsabilidade, pois se lida com a alfabetização e desenvolvimento da criança”, diz.

Para ela, a escola está em constante transformação, já que com o avanço tecnológico, os alunos estão sempre trazendo novas informações. Ela também indica as mudanças que estão ocorrendo, como a tentativa de criar um programa para que as crianças fiquem na escola por tempo integral, em que eles têm acesso a oficina de música, desenho, artes gráficas.

Uma das dificuldades apontadas em sua profissão é a constante preocupação com a evasão de alunos, a falta de interesse de alguns, e muitas vezes da própria família. Ela também fala sobre a grande dedicação que se deve ter, pois muitas vezes ocorrem problemas inesperados, e que requerem tempo para que se resolvam. “É sempre importante ouvir os professores e todos os funcionários, pois para que haja um bom funcionamento da escola, deve haver democracia, afirma”.

Em relação à comunidade, ela diz terem um vínculo excelente, pois não há problemas com falta de segurança, e sempre que preciso, a escola cede seu espaço físico, principalmente para a prática de esportes, como jogos de futebol e capoeira.