Vice-diretora atua na escola desde sua fundação

Vice-diretora Maria Angélica: Início na antiga terceira série

A atual vice-diretora, Maria Angélia Ribeiro Alves, que está na escola desde a sua fundação, relembra com carinho essa época. Em 1992, ela começou como professora da antiga terceira série. Ela diz que alguns anos atrás, como existia um número menor de escolas no município, muitos alunos de outras regiões, como dos bairros Dom Bosco e Teixeiras, vinham estudar na Santa Cecília. “Hoje ainda é diversificado, mas a maioria dos alunos é do bairro”, diz.

Como melhorias no decorrer dos anos, ela aponta muitos ganhos, como o seu crescimento e modernização. Atualmente, todos os professores têm o ensino superior e especialização, o que ela considera muito importante para a escola. Na parte física, como a escola não atende a uma demanda muito grande de alunos, não houve muito aumento, em compensação existe um programa em que as crianças ficam o dia todo na escola, o que requer mais recursos, como o aumento de funcionários e a criação de atividades, como as oficinas de música, os jogos esportivos e o uso do laboratório de informática.

“O laboratório existe há uns cinco anos, e agora todos os computadores foram trocados, e o sistema operacional mudou, assim, os funcionários também estão tendo que aprender a usar essa nova ferramenta”, diz. Ela também aponta a criação de uma sala de multimeios, que ganhará novos computadores nos próximos meses, e visa atender aos alunos com dificuldade de aprendizado. Nesse novo ambiente, o material utilizado será diferente e a criança poderá trabalhar ludicamente com aquilo que tem dificuldade. Ela afirma que assim a escola vai crescendo muito, ao dar um suporte maior para o aluno.

Como memória afetiva, ela diz que alguns alunos para quem ela já deu aula hoje em dia tem filhos que estudam na escola, o que permite conhecer a família das crianças. O que ela acha interessante é que esses antigos alunos, apesar de serem mães e pais, ainda a chamam carinhosamente de “tia”.