Fechar menu lateral

Bairro foi criado a partir de loteamento na década de 1950

 

Bairro Santa Cecília

O bairro Santa Cecília foi criado a partir da herança deixada em 1952 por João Francisco Monteiro. Entre os bens da herança havia alguns terrenos, e a família decidiu fundar o loteamento Jardim Santa Cecília, elaborando uma planta com 23 quadras, compostas por 652 lotes. O projeto foi aprovado pela prefeitura de Juiz de Fora no dia 5 julho de 1952, se tornando mais tarde o bairro Santa Cecília.

Valdir de Oliveira, que mora no bairro há 33 anos, lembra das ruas de terra e de como era difícil os primeiros tempos na região, já que não havia luz nem água, então os moradores precisavam improvisar. “Era preciso ir à rua de baixo, para encher tambores de água e trazer aqui para casa”, afirma.

Ele também diz que na época em que seus filhos eram pequenos, ainda não existia a escola Santa Cecília, então era preciso se deslocar do bairro para levá-los para estudar. Assim, ele afirma o quanto foi bom a vinda da escola para o bairro, e acha que o que falta, agora, é uma área de lazer, como uma praça.

A escola

Antiga fachada da escola

 

Após a morte da viúva de João Francisco Monteiro, Rita Alves Monteiro, foram doadas ao município quatro áreas de loteamento para que fossem usadas como a Prefeitura achasse conveniente, e mais três áreas para serem transformadas em praças públicas. Em uma delas foi construída a escola Santa Cecília. Antes de se tornar o grupo escolar, o terreno funcionava como um campo de futebol, que servia de área de lazer para a comunidade.

Na década de 90, a necessidade da criação de uma escola no bairro Santa Cecília foi se tornando cada vez maior, já que o número de crianças aumentava e a Escola Estadual Fernando Lobo, que atendia a região, já não conseguia oferecer vagas suficientes para os alunos da região. Os moradores reivindicaram da Prefeitura, que acabou concordando que o bairro ganharia uma escola, e a escolha da área, por ser plana, representou um local ideal. Assim, em fevereiro de 1992, a Escola Municipal Santa Cecília foi fundada.

Para Joaquim Dias de Oliveira, que está no bairro há 30 anos, a união dos moradores mostrou a união dos moradores e foi responsável pelas principais obras em benefício da comunidade, mais linhas de ônibus, asfaltamento de muitas ruas. Ele tem um filho com dezesseis anos, que desde criança estuda na escola.