Fechar menu lateral

O uso da informática se torna cada vez mais presente na sala de aula

O ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação) é um programa educacional, criado em 1997 pelo MEC (Ministério da Educação) que busca relacionar a utilização pedagógica de tecnologias da informação aos conteúdos educacionais das escolas. Nos últimos anos, o ProInfo tem expandido o número de laboratórios de informática nas escolas públicas do país.

Para a professora e especialista em Informática na Educação Elzicléia Tavares dos Santos, dentre as tecnologias de informação e comunicação, o computador conectado à Internet vem transformando as formas de se construírem conhecimentos e de ensinar e aprender, por isso ela considera de extrema importância o uso do computador/internet na sala de aula. “Esses recursos podem ser grandes auxiliadores dos professores ao ensinar”, diz.

Ela também ressalta que o uso dos softwares educativos que nada acrescentam ao intelecto do aluno é algo ruim. “Além disso, sabemos que o computador conectado à internet é uma porta aberta para o mundo e como tal está sujeito às coisas boas, mas também as ruins. A questão é a forma de como essa tecnologia é usada. Por isso, precisamos cada vez mais discutir essa realidade com os nossos alunos. Se não falamos sobre o assunto na escola, como os estudantes vão saber enfrentar os problemas?”, afirma a professora. Ela também defende que os pais precisam participar desse processo, participando em delimitar e conversar com seus filhos sobre em que tipos de sites eles costumam navegar.

Quanto ao aumento do número de laboratórios, Elzicléia diz que as políticas públicas nessa área estão conseguindo sim incluir as escolas no mundo digital, porém ainda há pouco uso desses laboratórios nas escolas, e são diversos os problemas que elas enfrentam para manter esses laboratórios abertos, como a falta professor com formação nessa área.

 

O Linux Educacional

Os computadores dos laboratórios instalados pelo ProInfo vêm com o Sistema Operacional Linux. Assim, foi criado pelo MEC o Linux Educacional, que é um software que irá atender aos objetivos do programa, favorecendo os alunos e professores. Ele é voltado principalmente para as escolas, mas também pode ser utilizado em computadores domésticos.

Segundo o site do MEC, o Linux Educacional é o aplicativo mais usado nas escolas públicas brasileiras e ajuda na democratização do acesso ao ensino. Além de jogos educativos, ele conta com conteúdo da TV Escola, Portal do Professor e outras opções de programas. Para ajudar os professores, é possível pela internet acessar a apostila e a comunidade do Linux educacional, que apresentam fóruns, manuais e cursos.