Computador é diferencial na atividade de ensino

Escola Santa Cecília

O computador faz a diferença, quando se trata de desenvolver atividades de aprendizado. Essa é a avaliação que faz a professora Sirlei Moreira, que trabalha com crianças do 1º ao 5º ano, em reforço pedagógico, no período da manhã, na Escola Municipal Santa Cecília. Sirlei costuma levar os alunos pelo menos duas vezes por semana ao laboratório de informática. Para ela, o “Linux Educacional” oferece muitas atividades e desperta o interesse das crianças. Sirlei explica que os alunos que não têm computador em casa sentem dificuldades nos primeiros contatos, mas logo se acostumam com as máquinas.

A professora de Inglês, Priscila Sponchiado, que levou este semestre pela primeira vez os alunos da 7ª série ao laboratório de informática, diz que praticamente todos já sabem usar os computadores. Para ela, “o resultado da aula foi bem produtivo, porque o laboratório desperta mais o interesse das crianças”. A professora de Artes, Maria Imaculada Conceição Lima, também considera ter obtido resultados positivos através do último projeto realizado, que foi incentivar as crianças da 6ª série a realizarem pesquisas na internet sobre pinturas, principalmente relacionadas à Semana de Arte Moderna. A partir dessa atividade de pesquisa, os alunos criaram desenhos, que são depois avaliados e comentados pela professora.

Aproveitar o máximo

Alunos utilizam o Laboratório de Informática na aula de Inglês

A ideia da diretora da escola, Adelina Maria Alfenas, é aproveitar da melhor maneira possível o laboratório, com os professores usando cada vez mais a interação entre as matérias dadas na sala de aula com o uso de computadores. As alunas Bianca e Gilmara , ambas da 7ª série, não costumam usar muito o laboratório da escola, mas justamente gostariam de aproveitá-lo mais, e que as aulas também usassem a internet. Muitos alunos ficam por período integral na escola, e podem usar os computadores no tempo ocioso. Diogo e Gabriel, alunos da 6ª série, aproveitam as máquinas também como lazer, para assistirem a clipes e jogar.

A Escola Santa Cecília possui 322 alunos, 17 turmas e atende desde crianças que estão na creche, a partir dos três anos, até o 9º ano do ensino fundamental. O laboratório de informática existe desde 2002, e hoje em dia conta com 16 computadores, com sistema operacional Linux e conexão à internet por banda larga. Atualmente o laboratório não é aberto para a comunidade, o que acontecia quando existia um programa que era coordenado pela Prefeitura da cidade. (Jéssica Ribeiro)