Fechar menu lateral

Vagas Ociosas

Vagas ociosas são vagas disponibilizadas para solicitação de reinscrição ao curso de origem, mudança de curso ou de campi, transferência ou ingresso para obtenção de nova graduação é necessário que haja vaga para a respectiva modalidade no curso pretendido em  edital  de vagas ociosas com inscrições abertas.

 

Ingresso em 2020-1

O edital de vagas ociosas para ingresso no primeiro semestre foi publicado na página editais da CDARA (abre em nova janela).

 

Informações

Processo Seletivo para Vagas Ociosas

Para solicitação de reinscrição ao curso de origem, mudança de curso ou de campi, transferência ou ingresso para obtenção de nova graduação, é necessário que haja vaga para a respectiva modalidade no curso pretendido em  edital  de vagas ociosas com inscrições abertas.

De acordo com o Regulamento Acadêmico de Graduação da UFJF – RAG, vaga ociosa é definida pela diferença entre o total de vagas de um curso e os discentes nele efetivamente matriculados ou com matrícula trancada.

A ocupação de vagas ociosas dos cursos presenciais de graduação obedece as regras seguintes, previstas no Capítulo VII do RAG. As questões referentes aos cursos de graduação modalidade a distância são tratadas pelo Centro de Educação a Distância da UFJF.

 

As vagas ociosas dos cursos presenciais poderão ser distribuídas, pela respectiva coordenação de curso, em uma ou mais das seguintes modalidades:

 I – ingresso de excedentes dos processos seletivos públicos originários;

II – reinscrição ao curso de origem;

III – mudança entre campi para curso de mesma nomenclatura;

IV – mudança de curso na mesma área, no mesmo campus ou entre campi;

V – mudança de curso no mesmo campus ou entre campi;

VI – transferência de Instituição de Ensino Superior – IES para curso de mesma nomenclatura;

VII – transferência de IES para curso de mesma área;

VIII – ingresso para obtenção de outra graduação na mesma área;

IX- ingresso para obtenção de outra graduação.

 

O edital de vagas ociosas estabelecerá as condições de inscrição para cada modalidade e para matrícula dos candidatos selecionados.

É vedada a inscrição de estudantes de cursos de mesma nomenclatura ou de mesma área nas modalidades previstas nos itens V e X.

Para ingresso por edital de vagas ociosas nos cursos que exigem teste de habilidade específica, serão adotados os mesmos parâmetros e métodos de avaliação do Vestibular da UFJF, sem prejuízo das demais normas do RAG e do edital de vagas ociosas.

Os cursos que ainda não cumpriram pelo menos uma vez o seu ciclo de períodos não ofertarão vagas para transferência de IES.

 

Mais informações acesse a página Orientações sobre as Vagas Ociosas – CDARA/UFJF