Nos anos 1990, no antigo curso de Educação Artística da UFJF, o saudoso Professor Cláudio Márcio de Aguiar Pinto, mais conhecido como Guaçui, teve a iniciativa de criar uma galeria de arte para que os alunos pudessem apresentar suas proposições artísticas e pesquisas acadêmicas. O fascinante desta iniciativa era que o curso de educação artística ocupava as salas de fundo do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e a conquista de um espaço para uma galeria de arte no ICE foi um feito extraordinário. Nascia assim a “Galeria Espaço Experimental”, na antessala do anfiteatro do ICE, que abrigou durante 15 anos inúmeras exposições e atividades de alunos e professores de artes visuais.
Falecido precocemente em 1997, o professor Guaçui não pode ver que, em 2006, o antigo curso de Educação Artística tornar-se-ia o IAD – Instituto de Artes e Design, conquistando um prédio próprio a partir março de 2009. Nessa conquista a lembrança de seu nome e a história de sua luta pela valorização do ensino, pesquisa e extensão em
arte não foi esquecida. Em 2012, o Conselho de Unidade do IAD decide por unanimidade homenagear o professor, emprestando seu nome a galeria do novo prédio.
(FARIA, Valeria [org]. Patrimônio Vivo – UFJF 60 anos. Bens Materiais e Imateriais, 2020)
Desde então a Galeria Guaçui tem se estabelecido como espaço experimental dedicado a promover os trabalhos de professores, estudantes e artistas convidados. Nossa galeria tem o propósito de servir de palco a reflexões sobre o campo das artes, a extensão e a pesquisa artística. É na Guaçui que ativamos o que aprendemos e compartilhamos nos cursos de bacharelado e licenciatura em artes visuais, seja na prática curatorial, no campo educativo das artes e na fundamental relação entre o artista e seu público.
Coordenadora: Priscilla de Paula
Contato: contatogaleriaguacui@gmail.com