Fechar menu lateral

Apresentação – Coleção Waltencir Parizzi

Folheto. Fonte: coleção Waltencir Parizzi

Folheto. Fonte: coleção Waltencir Parizzi

Folheto. Fonte: coleção Waltencir Parizzi.

Folheto. Fonte: coleção Waltencir Parizzi Depoimento de Waltencir Parizzi acerca de sua coleção: “Eu comprei aqueles livros numa gráfica da Rua Halfeld, na parte baixa. Eles estavam lá encostados. Aí fui colando os folhetos. Eu colava com grude. Algum deve estar até soltando, porque colava com grude. Fazia o grude com água quente e polvilho. Naquela época, não tinha essas colas modernas que nós temos hoje. Se tivesse, seria uma maravilha. Você viu quantos artistas que vinham de fora, da Rádio Nacional? Marlene, Emilinha Borba, aquela turma toda. A gente conhecia os artistas pelo cinema. Passava um filme nacional, todo mundo queria ver pra conhecer os artistas”. Fonte: Histórias de cinemas de rua de Minas Gerais, livro organizado por Alessandra Brum e Ryan Beltrão.

É composta por dois álbuns contendo folhetos publicitários dos filmes projetados nos cinemas de Juiz de Fora, apresentações teatrais e de óperas na cidade, entre 1944 e 1957.

A coleção foi doada por Waltencir Parizzi, que trabalhou na Companhia Central de Diversões, na função de supervisor, de 1945 a 1995. 

A doação teve como interveniente o professor Jorge Mtanios Iskandar Arbach, do Departamento de Desenho Técnico e Projetivo do Instituto de Ciências Exatas da UFJF.

 

Conheça a exposição O cinema de Juiz de Fora no acervo do Arquivo Central/UFJF: uma mostra dos documentos que contam a história do cinema na cidade.

Acesse: guia

Seguimos conectados!

Canal do LAPHARQ 

Instagram