A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza entre 6 e 9 de novembro a II Mostra de Ações de Extensão da UFJF, evento que integra a programação da II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF. No programa estão previstos workshops, rodas de conversa, palestras, grupos de trabalho, plenária, apresentação de banners e atividades culturais extensionistas.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o objetivo da mostra é socializar entre comunidade interna e externa as ações de extensão que os docentes, técnico-administrativos e os estudantes fazem na UFJF em oito áreas: cultura, comunicação, educação, direitos humanos e justiça, trabalho, tecnologia, saúde e meio ambiente.

A mostra está formatada de maneira a atuar em um duplo eixo. O primeiro deles é focado no debate dos princípios e da política de extensão da UFJF. Para tal, workshops, palestras e rodas de conversa serão realizadas no intuito de fomentar as discussões para o 1º Congresso de Extensão Universitária da UFJF, concomitante ao evento principal e realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Na ocasião serão formados dois grupos de trabalho que definirão os princípios e parâmetros da extensão universitária na instituição.

“Teremos um momento em que vamos discutir os princípios e as modalidades de extensão entre todos os envolvidos, para que possamos construir a política de extensão da UFJF que vai ser debatida no Conselho Setorial de Extensão e Cultura. Então, será feita uma resolução sobre o que é a extensão na UFJF e suas modalidade, a partir do debate coletivo entre aqueles que fazem extensão”, esclarece Ana Lívia.

O segundo eixo da mostra tem foco na relação direta das ações de extensão da UFJF com a comunidade externa. Será montada uma estrutura na Praça Cívica da UFJF com banners e apresentações diversas de cerca de 70 ações extensionistas. Crianças e adolescentes de escolas públicas de Juiz de Fora foram convidadas e serão trazidos até o campus para conhecer, além das ações, o Centro de Ciências e o Jardim Sensorial da UFJF.

“Uma preocupação muito grande para nós é que a mostra não seja um momento para apresentação de nossos projetos e programas para nós mesmos. Inovando, além dos banners, teremos momentos de apresentações culturais, instalações artísticas e performances em que os professores vão, na prática, apresentar o que fazem de ações via extensão”, explica Ana Lívia.

A II Mostra de Ações de Extensão da UFJF é parte da II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF que ocorre entre 6 e 11 de novembro, reunindo ações das pró-reitorias de Extensão, Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e da Diretoria de Inovação.

Confira a programação completa da II Mostra de Ações de Extensão