A Feira de Ciências da UFJF reúne mais de 500 alunos de escolas públicas e privadas. (Foto: Géssica Leine)

“A melhor forma de aprender é fazendo. Um dos motivos é que a construção de um experimento envolve o diálogo entre professor e aluno, e com esse processo vem a compreensão das dificuldades e dos interesses desse estudante. Além disso, a realização do trabalho pode despertar no aluno o interesse, talvez ainda desconhecido, pelo tema tratado”, explica o professor Fábio Zappa, do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Movida por essa filosofia, a Feira de Ciências do Departamento de Física da UFJF chega a sua XXVIII edição, no dia 25 de outubro. A iniciativa oferece às escolas de Juiz de Fora e de outros municípios da região uma plataforma para a exibição de seus trabalhos, ao mesmo tempo em que serve de oportunidade para que os alunos participantes conheçam a instituição e as possibilidades da carreira científica.

Tendo recebido, apenas em 2016, cerca de 100 experimentos (realizados por 500 alunos de 20 diferentes escolas), o evento anual é aberto aos estudantes de todos os níveis do Ensino Básico, de escolas públicas e privadas. Porém, percebendo a dificuldade que alguns colégios públicos enfrentam para realizar suas próprias feiras de ciência  (devido a limitações orçamentárias ou logísticas), a organização da Feira se propõe a auxiliá-los na aquisição de materiais para a execução dos projetos e no transporte dos alunos.

“Nossa intenção é, também, capacitar as escolas e os professores a promoverem seus eventos internos, anteriores ao nosso”, comenta Zappa, à frente da organização. “As feiras permitem a compreensão da ciência não como um corpo estático de conhecimentos, mas como uma atitude, racional e crítica, em relação aos fenômenos da natureza. Provocando atividades que necessitam da participação em grupo e a interação social construtiva, o evento acaba por auxiliar na formação ética e política dos alunos”.

A Feira

Ocorrendo no Instituto de Ciências Exatas da UFJF, o evento, este ano apoiado pelo CNPq, oferece conferências para os alunos participantes e uma visita guiada em alguns espaços da Universidade. Além disso, acontece a exposição dos experimentos produzidos pelos alunos dividida em três categorias: A., destinada às turmas até o 5º ano do Ensino Fundamental; B., do 6º ao 8º ano do Fundamental; e C., que vai do 9º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico.

Os trabalhos serão avaliados levando em conta a criatividade do projeto, sua adequação a série em que se encontram os alunos e grau de dificuldade de sua execução. Os três melhores trabalhos de cada categoria serão contemplados com premiações, assim como os professores orientadores do projeto. Os grupos selecionados na categoria C. (9º ano do Fundamental ao 3º do Médio) irão concorrer a bolsas de Iniciação Científica Jr. do CNPq, com duração de 11 meses, e aquele que ficar em primeiro lugar vai representar a UFJF na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

“Além de construir as bases para um processo virtuoso de inclusão social via atração de jovens talentos às carreiras técnico-científicas, a Feira pretende promover a interação entre a comunidade estudantil da região e a Universidade, e entre estudantes de diferentes municípios e de diferentes realidades”, conclui o professor.

As inscrições para o evento ainda estão abertas e podem ser realizadas, pelos professores ou diretores das escolas, no formulário disponível no site do evento, até a próxima quarta-feira (11). Feito isso, o restante da inscrição deve ser concluída por e-mail. Cada colégio poderá concorrer com até 10 trabalhos, de temas livres.

Mais informações podem ser encontradas no regulamento da Feira, também disponível no site.

25 de outubro de 2017 – Dia de Feira

Recepção às Escolas na Mostra de Ciências*

Palestra “Física mais que divertida” – Prof. Eduardo Valadares (UFMG)

Almoço

Início da Feira de Ciências

Início das Avaliações dos Trabalhos

Fim das Avaliações

Resultado e Premiações

Dia C da Ciência

Com o objetivo de mostrar à comunidade a importância das pesquisas e sua influência no cotidiano do cidadão, as Universidades e os Centros de Pesquisa brasileiros estão se organizando para no dia 25 de outubro promover uma mobilização nacional de divulgação da ciência brasileira, o Dia C da Ciência. Alinhado a este princípio, em 2017, a Feira de Ciências irá integrar a série de iniciativas realizadas pela comunidade acadêmica da UFJF.