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Colegiado de Curso (CLC)

Colegiado do Curso de Ciências (2021-2023)

 

  • Coordenador do curso de ciências sociais (Presidente): Prof. Raphael Bispo (início mandato: jan/2018)
  • Vice-coordenadora do curso de ciências sociais (Vice-Presidente): Profa. Célia Arribas (início mandato: jan/2021)
  • Docente do Departamento de Ciências Sociais (área de antropologia): Profa. Rogéria Dutra (início mandato: jan/2021)
  • Docente do Departamento de Ciências Sociais (área de sociologia): Profa. Rogéria Martins (início mandato: jan/2021)
  • Docente do Departamento de Ciências Sociais (área de ciência política): Profa. Christianne Jalles (início mandato: jan/2018)
  • Docente do Departamento de Educação (área de Ensino de Sociologia): Profa. Rafaela Reis (início mandato: jan/2021)
  • Representações discentes (indicação de dois discentes pelo Centro Acadêmico Darcy Ribeiro)

 

O Colegiado de um curso de graduação é o órgão deliberativo que se ocupa com as questões do curso. O Colegiado do curso de ciências sociais é presidido pelo coordenador do curso, sendo ele composto por professores (80%) e discentes do curso de ciências sociais (20%). Os órgãos colegiados no ensino superior são regulamentados pela Lei 9.394/96 (LDB), e na UFJF, pelo seu Estatuto e Regimento. São atribuições do colegiado:

  • Analisar o planejamento, elaboração, execução e acompanhamento pedagógico do curso, propondo às instâncias competentes, se necessário, as devidas alterações;
  • Participar da administração acadêmica, assessoramento à coordenação e o núcleo docente estruturante no desempenho de suas funções;
  • Propor medidas e normas referentes às atividades acadêmicas, disciplinas, administrativas e didático-pedagógicas, necessárias ao bom desempenho e qualidade do curso;
  • Constituir comissões específicas para o estudo de assuntos de interesse do curso de ciências sociais;
  • Propor alterações nas disposições desse regulamento, observadas as competências dos conselhos superiores;
  • Propor ao coordenador do curso providências necessárias à melhoria do curso;
  • Funcionar como órgão de recurso para as decisões do coordenador do Curso;
  • Propor alterações curriculares;
  • Propor alterações no Projeto Pedagógico do Curso;